quarta-feira, 27 de julho de 2016

VOCAÇÃO E PROFISSÃO



VOCAÇÃO:

Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”. É uma competência que estimula as pessoas para a prática de atividades  que estão associadas aos seus desejos de seguir determinado caminho. É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão. Também considerado um talento, uma aptidão natural, um pendor, uma capacidade específica para executar algo que vai lhe dar prazer.

PROFISSÃO:

            Atividade ou ocupação especializada, da qual se podem tirar os meios de subsistência; ofício, mister. Trata-se de um conjunto de atividades que requerem conhecimentos, habilidades e atitudes específicas relacionada a um campo do saber humano e que é remunerada.
            Uma das questões primordiais relacionadas à definição de profissão é que esta implica numa escolha, numa busca e numa construção gradual. Assim, ser um profissional resulta de um caminho individual e intransferível de adesão, produção e reprodução de conhecimentos, de processos e de papéis que nos levam, a nos reconhecermos e a sermos reconhecidos como competentes para exercermos um determinado conjunto de atividades, ou seja, uma profissão.


DISTINÇÃO ENTRE VOCAÇÃO E PROFISSÃO:

            A profissão distingue-se da vocação por visar, em primeira instância, à retribuição material. E a retribuição depende da competência e eficiência. Daí a sedução pelas especializações, de maneira que os mais competentes alçam os preços de suas atividades.
            Em muitos casos, a profissão levada ao extremo asfixia a vocação. Caminham lépidos pelas vias da sociedade profissionais bem-vestidos, impecáveis, esnobando aparência, com polpudos salários, mas vazios interiormente. O tempo de trabalho se mede não pelo desejo interior de servir, mas pela remuneração e pela necessidade de aumentar ainda mais o prestígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário