1) O que seria a alta crítica?
R= A alta Crítica é o exame crítico da Bíblia que vai além do
texto sagrado. Trata dos assuntos da paternidade literária, da integridade e a
confiabilidade dos textos bíblicos. Pode ser positiva ou negativa, dependendo
da abordagem e do crítico.
2) Quais os três modelos teóricos
desenvolvidos como hipótese para tentar explicar a formação do Pentateuco?
R= Hipótese dos
documento: Diz que na base do pentateuco se percebe duas, três ou mais
tramas narrativas contínuas, redigidas em épocas diferentes e com ideologias
diferentes que teriam sidas justapostas por redatores sucessivos.
Hipótese dos fragmentos: nessa hipótese
acredita-se que existiram originalmente um número indeterminado de relatos
espaços e textos isolados (fragmentos), sem continuidade narrativa que foram
reunidos por vários redatores compiladores.
Hipótese dos complementos: Admiti-se
uma única trama narrativa contínua, que ao longo dos séculos essa trama teria
recebidos inúmeros acréscimos e complementos.
3) Qual a característica do documento Javista?
R= Datada em 950
a.C. Época do reinado de Salomão, antes da assim chamada divisão do reino (920
a.C).
Ele usa o Tetragrama hwhy (YHWH) como
nome de Deus e sua concepção de Deus seria antropomórfica.
Os críticos têm um apreço especial pelo
texto de Êxodo 6.3 para justificar a sua teoria.
4)
Qual a característica do documento
Eloísta?
R= Datada em 800 a.C, antes do assim
chamado profetismo escrito.
Usa o nome de Deus como Elohim. Teria
mais interesse nas coisas antigas.
Considera Deus como sublime e majestoso,
sem a ideia antropormófica, e praticamente inacessível ao homem.
O sobrenatural seria mais abundante nesse
documento.
Na concepção desse suposto autor, Deus
seria mais exigente em moral do que o autor do documento “J”.
5)
Qual a característica do documento
Deuteronomista?
R= O documento “D” seria o próprio livro de Deuteronômio. Século VII a.C.
Foi composto possivelmente
sob a direção
do sumo sacerdote
Hilquias, como programa oficial do partido da reforma patrocinado pelo
rei Josias, no avivamento de 621 antes da era comum.
A meta principal dessa reforma foi a
centralização do culto a Yahweh em Jerusalém e a eliminação dos muitos locais
de sacrifícios e dos numerosos santuários
situados nos altos,
distribuídos por toda
a terra.
Este
documento foi influenciadíssimo pelo
movimento profético, com destaque a Jeremias.
6) Qual a característica do documento Sacerdotal?
R= O “P” teria sido produzido pela escola de sacerdotes por volta do ano 550
a.C.).
O estilo seria
inconfundível, caracterizado pela repetição; é preciso e abstrato nas
descrições a respeito de Deus.
Minucioso nas
descrições das atividades e assuntos referentes ao sacerdócio: sacrifícios e o
tabernáculo.
7) Qual cronograma do avanço da crítica literária na hipótese documental?
R=
·
J
– (Javista) teria sido escrito c. de 950
a.C. por um escritor desconhecido do reino sul.
·
E
– (Eloísta) teria sido escrito c. de 800 a.C. por escritor desconhecido do
reino do norte.
·
JE
– um redactor desconhecido c. de 722 a.C. terá combinado JE num único documento.
·
D
– (Deut.) teria sido composto sob a direcção do sumo sacerdote Hilquias com o
patrocínio do rei Josias c. 650 a.C.
·
P
– (Código sacerdotal) teria sido composto em várias etapas a partir do exílio,
desde Ezequi-el, c. 550 a.C.
8) Quais as principais peculiaridades
do chamado de Abraão?
R=
·
O
chamado seria pela fé.
·
O
chamado consistia em algo que ele deveria dar.
·
O chamado era baseado em algo que Abraão receberia
em um tempo que estaria morto.
9) Quais as principais promessas
transcendentais feitas a Abraão?
R= são 3:
·
a)
Herdariam a terra de Canaã.
·
b)
Chegariam a ser uma grande nação
·
c)
Por meio deles, todas as linhagens da terra seriam abençoadas
10)
Qual o percurso geográfico feito por
Abraão no seu chamado?
R= Ele saiu de Ur dos
caldeus, foi para Harã, depois para Siquém, na sequencia foi para o monte ao
oriente de Betel, daí foi para o Egito.
11)
Porque muitos autores atribuem a
autoria do Pentateuco a Moisés?
R= Moisés é considerado o mais erudito da
antiguidade e aquele que confessou escrever sob a direcção de Deus.
Há uma continuidade de conteúdo, estilo e
género de palavras nos cinco livros.
Cristo e os
escritores do N.T. afirmam ser Moisés o autor da Lei.
As evidências
arqueológicas confirmam que houve intensa atividade literária pelo menos a
partir da época de Abraão.
12)
Qual seria um dos pontos de vista observado
pelos defensores da autoria de Moisés do Pentateuco contra a hipótese documental?
R= Um dos problemas
dos que defende somente a hipótese documental, é que em vez dos livros do
Pentateuco serem vistos como palavras de
um profeta de Deus são consideradas produto da imaginação humana. Apegando-se
principalmente nas possíveis inexatidão
histórica, induzindo as
pessoas a verem os livros sagrados como
mitos inventados por devotos religiosos.
13)
Qual a finalidade principal do artigo lido em
sala de aula: a Tora e o Mal?
R= Estudar alguns textos bíblicos que parecem preservar em
seus corpus alguns vestígios indicativos da presença de seres demoníacos no
antigo testamento. Pois esses textos deixam entrever ainda que sutilmente, alguns traços demoníacos
escondidos por debaixo de sua “pátina textual” atual.
14)
A que conclusão chegou o autor deste artigo no
final da discussão?
R = Que existe sim alguns vestígios demonológicos conceituais
antigos.
Os três
primeiros textos estudados descrevem Deus com feições demoníacas. Isto se deve
à crença monoteísta bíblica. Ora, se o Deus da teologia oficial israelita é
único, Isto quer dizer que Ele será a origem tanto do bem, quanto do mal.
Os textos estudados conservaram
reminiscências de tradições e ritos folclóricos e/ou mitológicos muito antigos,
os quais deviam retratar, em seu estágio primitivo, as relações conflituosas
existentes entre os seres humanos e os seus inúmeros problemas/medos diários
pessoais.
15)
Qual
o histórico dos escritores que desenvolveram as hipóteses?
R= 1º
ESTÁGIO -DOCUMENTOS
Em 1753, um médico francês chamado Jean
Astruc publicou um livro intitulado Conjecturas a respeito do Memorando
Original que Moisés teria Usado na Composição do Livro de Gênesis.
Em 1782 o erudito alemão chamado Johann
G. Eichhorn puclicou uma obra que desenvolveu a teoria de Astruc.
Em 1798, Darl. D. Ilgen apresentou a
teoria da segunda fonte no documento “E”. Trata-se do terceiro documento, dois
eloístas e um jeovista. Suas ideias ficaram no esquecimento para voltar à tona
55 anos depois.
2º ESTÁGIO - FRAGMENTOS
Em 1792, um erudito inglês chamado Alexander
Geddes, decompôs o Pentateuco em vários fragmentos, sem nexo e nem lógica. Esta
teoria foi chamada de Hipótese Fragmentária.
Em
1802, Johann S. Vater desenvolveu essa ideia.
Wilhelm M. L. De Wette foi fervoroso
defensor da Hipótese Fragmentária.
3º ESTÁGIO - COMPLEMENTO
Em 1823, Heinrich Ewald,
aos 19 anos de idade, defendeu a unidade do livro de Gênesis em uma obra
intitulada A Composição do Gênesis.
Pouco depois ele mudou sua
opinião, afirmando haver dois tipos de documentos eloísticos com suplementos
javisticos. Esta é a Hipótese Suplementar.
De Wette foi quem deu apoio
a essa teoria, que com o acréscimo do documento “D” tentava justificar o
Hexateuco.
16)
O que é a nova hipótese documental?
R= É a exposição das
hipóteses em um único documento: JEDP , Em 1853, por Hermann Hupfeld que trouxe
à tona o segundo documento “E” de Ilgen.
Por: Joel S. Barros
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