EU SOU YHWH – Ítem 2 da teologia do êxodo:
Êxodo Deixa claro
que o nome de Deus como YHWH, é fundamental para a teologia da era mosaica.
A pesar de alguns
acharem que esse nome não era conhecido antes de Moisés, outros acharem que ele
era conhecido pelos ancestrais antes de Moisés, outros que essa revelação do
nome trazia um significado mais profundo. O que importa mesmo é que Deus tem um
nome e por isso é plenamente pessoal.
Para o hebreu o nome
da pessoa era muito importante, simbolizava o carater. Conhecer a Deus pelo
nome, era conhecê-lo tal como ele é, invocar pelo nome é apelar a sua natureza
revelada e conhecida, proclamar o nome é descrever o seu caráter.
Se Deus agora possui
um novo nome, significa que houve uma nova revelação superior a aquela
associada ao nome El-Shaddai.
O nome YHWH para
Antigo Testamento significa tudo que o nome JESUS significa para o Novo
Testamento.
É o nome YHWH que
resume toda a revelação passada e está no centro de toda nova experiência e
redenção.
A simples menção do
nome de Jesus faz lembrar a cruz. Para o judeu o nome YHWH faz lembra o Êxodo.
O significado real
desse nome só Deus pode explicar, para nós, o significado desse nome está em
tudo que ele diz e faz, tem significado
de estar presente, ser dinâmico.
A diferença do Deus
de Israel para os deuses das outras nações é que Ele é um Deus presente, ativo
em toda a história que se revelou com palavras e ação. Pois além de tirar o
povo do Egito ainda os introduziu em Canaã.
Outra variações do
significado do nome seria: Eu sou o que
sou, Eu serei o que serei.
Esse nome foi
assumindo um significado mais rico a cada dia, até chegar no novo testamento,
quando foi conhecido como Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, deve-se
sempre buscar uma compreensão teológica e não somente lingüística do nome de
Deus.
Mais um melhor
significado para o nome YHWH pode-se
dizer que é um “Deus zeloso”, tanto em
castigar como em cumprir a sua aliança.
O DEUS QUE VIVE ENTRE SEU POVO – Ítem 10 da teologia
do êxodo :
A teologia da
presença, é um aspecto muito comum e central no livro de Êxodo, principalmente
pelo contexto “YHWH viverá entre seu povo”. A promessa básica de Deus a Israel
era “ A minha presença vai contigo”.
Na visão de Moisés s
o que distinguia Israel de outras nações era a presença de Deus os
acompanhando, tanto, que Moisés orando ao senhor afirma que se Ele não os
acompanhasse ele não conduziria o povo até Canaã.
A realidade da
presença de Deus no meio do seu povo é confirmada em todos os acontecimentos,
desde a retirada do povo do Egito, na atravessia do mar vermelho, nas guerras entre outros.
O objetivo principal
da construção do tabernáculo é que a presença de Deus seja experimentada entre
o próprio povo de Israel, que teve a glória máxima quando Israel tem uma prova
visível da presença de Deus.
Essa presença era
confirmada pelo próprio projeto do tabernáculo e pela arca que ficava no lugar
santíssimo.
A construção do
Templo de Salomão representa a presença de Deus “estático”, ou seja, em um
único lugar de adoração.
Enquanto a presença “dinâmica”
era representado pela tenda móvel e uma arca portátil enquanto estavam no
deserto e tinham que mudar
constantemente de lugar.
Em ambos os casos
não significava a garantia de Deus fisicamente nesse lugar por causa da arca,
como pensavam Hofni e Finéias e depois achavam também que estava garantida pela
construção do templo.
A promessa mais
venerada do antigo testamento que Deus
viveria entre o seu povo se tornou realidade com a vinda de Jesus Cristo o
“Emanuel” (Deus conosco).
Por: Joel S. Barros
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