1) O
QUE SE ENTENDE POR PSICOLOGIA E EM QUE DATA ELA SE TORNOU UMA CIÊNCIA?
R= psyché, que
significa alma, e logos,
significa razão. Portanto, psicologia significa “estudo do comportamento humano, consciente
ou insconsciente”. Nasceu propriamente dita com Sócrates (469-399
a.C.). Mas é no século 19 que surge
como ciência, passando a ser investigados
pela Fisiologia e
pela Neurofisiologia.
2) QUAIS
AS DIFERENÇAS ENTRE SENSO COMUM E CONHEMCIMENTO CIENTÍFICO?
R= O
senso comum é o conhecimento do cotidiano, intuitivo, espontâneo de tentativas
e erro, enquanto que a ciência faz o estudo sistemático desse conhecimento para
compreendê-lo melhor, transformando-o em um objeto
de investigação.
3) QUAL
A CONTRIBUIÇÃO DE SÓCRATES E PLATÃO PARA A PSICOLOGIA?
R= Sócrates dá consistência a psicologia,
definindo a razão como
peculiaridade do homem
ou como essência humana, diferenciando os homens dos animais. Enquanto
Platão definiu um “lugar” para a
razão no nosso próprio corpo. A
cabeça, onde se encontra
a alma do
homem.
4) QUAL
FOI A CONTRIBUIÇÃO DE ARISTÓTELES PARA A PSICOLOGIA?
R= Sua contribuição
foi inovadora ao
postular que alma e
corpo não podem
ser dissociados. Para Aristóteles, a
psyché seria o
princípio ativo da
vida. Tudo aquilo que
cresce, se reproduz
e se alimenta possui a
sua psyché ou
alma. Desta forma,
os vegetais, os animais
e o homem
teriam alma. Os vegetais
teriam a alma
vegetativa, que se
define pela função de
alimentação e reprodução.
Os animais teriam essa alma e a
alma sensitiva, que tem a função de
percepção e movimento.
E o homem
teria os dois níveis anteriores e a alma racional, que
tem a função pensante.
5) QUAL
FOI A CONTRUBUIÇÃO DE JAMES E DEWEY PARA A PSICOLOGIA?
R= James
foi crítico do estruturalismo e Dewey adotou seu ponto de vista. Os dois são considerados os
precursores da psicologia Funcional. Onde o Funcionalismo é considerado
como a primeira
sistematização genuinamente
americana de conhecimentos
em Psicologia.
6) DEFINA
PERSONALIDADE E QUAIS SÃO SEUS COMPONENTES?
R= São
as características bio-psicosocial, próprias de cada individuo que funcionam de
forma integrada, pelo qual se reage em cada ambiente. Cujo seus componentes
são:
·
Fatores
biológicos: fome, sede, sono, sexo, ...
·
Fatores
Psicológicos: relação entre o mundo externo e interno.
·
Fatores
sociais: todo ser com necessidade de viver em grupo.
7) EXPLIQUE
O QUE É NEUROSE E DIFERENCIE NEUROSE OBSERSSIVA DE NEUROSE FÓBICA.
R= Conflito
psíquico de informação no cérebro, que faz com que se questione algo, se já foi
feito ou não.
Neurose
obsessiva – Tem um comportamento compulsivo (repetições de ação), idéias de
Perseguição.
Neurose
fóbica - A angústia é fixada num
objeto exterior, isto
é, o sintoma central é
a fobia, o
medo. Medo de
altura, medo de
animais, medo de ficar sozinho etc.
8) O
QUE E COMO CARACTERIZAR A ESQUIZOFRENIA?
R= É um
tipo de psicose, refere-se a uma perturbação
intensa do indivíduo
na relação com
a realidade. caracteriza-se por: fuga
da realidade, fantasias, mania de perseguição, alucinações. A
característica fundamental
da esquizofrenia é
ser um quadro
progressivo, que leva
a uma deterioração intelectual e
afetiva.
9) O
QUE E COMO CARACTERIZAR A PARANOIA?
R= É
uma psicose que
se caracteriza por
um delírio mais ou
menos sistematizado. Não existe deterioração da capacidade
intelectual. Excesso de limpeza, delírios
de perseguição, de grandeza.
10) O
QUE É E COMO CARACTERIZAR TRANSTORNO BIPOLAR?
R= Caracteriza-se
por alteração de humor, vai de um extremo ao outro em curto intervalo de tempo.
A pessoa não tem controle de suas emoções.
11) O
QUE É PERCEPÇÃO E QUAL É O PAPEL DA ATENÇÃO PARA A APRENDIZAGEM?
R= É um processo do comportamento humano entre o
estímulo e a reposta. É exatamente o quê e como o individuo percebe as coisas
ao seu redor.
Daí a importância fundamental da atenção aos dados e informações
recebidas e percebidas, para se ter uma melhor resposta no aprendizado.
12) O
QUE É INTELIGÊNCIA E QUAIS TIPOS DE INTELIGÊNCIA POSSUIMOS?
R= É
uma capacidade intrínseca do ser humano, herdada de
seus pais. Podendo se desenvolver aquém
ou além do
seu potencial, dependendo das
condições do meio que se encontra e da experiência do individuo.
Existem 8 tipos de experiência:
Linguistica, matemática, corporal, naturalista, musical, interpessoal,
intrapessoal, sinestésica.
13) EXPLIQUE
O QUE INTELIGÊNCIA MATEMÁTICA, SINESTÉSICO CORPRAL E INTRAPESSOAL E
INTERPESSOAL.
R= Inteligência
matemática - Quem
tem inteligência lógica/matemática compreende as representações e relações
abstratas: são os que têm facilidades em matemática, física e outras matérias
afins, que exigem raciocínio lógico-matemático.
Inteligência
Intrapessoal – os
que buscam autoconhecimento, têm mais autodomínio, são pessoas equilibradas,
que conhecem seu potencial, que sabem de suas qualidades e defeitos e que, por
isso, exploram melhor suas potencialidades.
Inteligência
Interpessoal - facilidade
de compreender a alma humana, entender seus desejos e seus anseios, o que lhes
permite seduzir pessoas. Estas são qualidades dos artistas, apresentadores e
líderes famosos, conhecidos pelo seu carisma e magnetismo pessoal.
Inteligência Sinestésico
corporal - Quem usa o corpo para trabalhar, como os dançarinos, coreógrafos e atletas,
bem como os que possuem habilidades manuais, como os cirurgiões e mecânicos,
precisam ter o seu lado cinético mais desenvolvido. É a inteligência cinética.
Estas pessoas aprendem melhor fazendo.
Por: Joel S. Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário