1º
teoria - ocupação violenta
Característica:
- Essa é a teoria mais antiga, os adeptos
dessa teoria supõe que a união das tribos se deu por eles serem parentes, e achavam que os conflitos com os cananeus ocorreram
apenas por questões raciais e não por políticas, econômicas e religiosas. Os
que interpretam a formação de Israel assim são os fundamentalistas que fazem
leitura ao pé da letra.
2º
questão
-
3º teoria - insurreição dos excluídos
(revolução social)
Característica:
- Começou com os camponeses e
excluídos que se revoltaram contra
o sistema tributário. A eles se
juntaram:
Grupo1 – os camponeses empobrecidos,
endividados e escravizados fugitivos do Egito
Contribuição
desse povo: a festa dos pães asmo, o termo “EL” para Deus
Grupo2 - pastores de Canaã
Contribuição
desse povo: a festa da pácoa.
Grupo3 – Pastores seminômades de
Canaã, vindo de mídiã.
Contribuição
desse povo: o nome de javé (YHWH).
Grupo4 – trabalhadores forçados do
Egito
3º
questão
Obra Historiográfica Cronista –
OHC - formada pelos livro: Esdras,
Neemias, Crônicas
Obra Historiográfica Deuteronomista –
OHD - formada pelos livros: Josué,
Juízes, Samuel 1 e 2, Reis 1 e 2.
4º
questão
A OHD provavelmente foi escrita durante
a época do exílio, entre o povo que não foi para o exílio, na palestina, na
cidade de Mispa, por volta de 560 a 530 a. C.
5º
questão
M. Noth reconheceu a obra Deuteronomista como um único complexo
literário de forma coesa, que antes eram apenas narrativas isoladas, como
coleções de histórias. Para Noth, há dois motivos que comprovam a coesão desse
complexo literário (de Josué à 2 Reis):
a) Em maior ou menor grau o Complexo
cronológico: a data específica da construção do templo 480 anos depois
da saída do Egito.
b) Em pontos altos e significativos são
inseridas Reflexões retrojetivas e projetivas que apresentam o mesmo
estilo literário característico.
6º
questão
- Ler a página 138 – as intenções
teológicas, item 1, 2, 3 e 4.
1.
Mesmo pecado, mesma idolatria
“...O passado de Israel, desde a
tomada da terra até o tempo mais recente,é uma história de constante apostasia
de Deus, que repetidamente repreendeu, puniu e, por fim, vingou com severidade
a contínua desobediência.”
“...A história é juízo sobre culpa, a
culpa do povo, (ainda) não do indivíduo. O castigo pode ser adiado por
gerações, mas não é suspenso”
2.
A OHD analisa que ele infringiram dois mandamentos principais, adorando outros
deuses
“ ... A atitude do rei para com Deus, mais precisamente para
com a lei mosaica contida no Dt, é decisiva para a prosperidade ou o infortúnio
da época.”
“...Apostasia e adoração de deuses
estranhos, transgressão do primeiro e segundo mandamento, violação da unidade e
pureza cúltica.”
3.
Esse tópico fala da característica dos profetas e de suas profecias
“ ...A Obra Historiográfica Dtr reserva amplo espaço, pelo menos
na sua versão final, a narrativas de profetas. Ela até atribui aos profetas
grande destaque na interpretação do transcurso da história”
“ ...A função de alertar o povo, convocando-o à penitência: "convertei-vos!"
e exortando-o à obediência diante da lei (deuteronômica”
4.
A crítica deuteronomista afirma que essa obra acaba sem nenhum esperança
“...A Obra Historiográfica em si, ao
que parece, contenta-se com a revisão do passado, com a confissão da culpa de
Israel e a justificação de Deus.”
“...Assim, o
Deuteronomista viu evidentemente algo definitivo e conclusivo no juízo divino
que acontecia por ocasião da ruína externa do povo de Israel relatada por ele,
e não expressou esperança referente ao futuro nem ao menos na sua forma mais
modesta e singela: a expectativa de que os deportados dispersos fossem reunidos
no futuro”
Por: Joel S. Barros
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