Existiram duas correntes de pensamento que analisaram o
surgimento do MONOTEÍSMO (XIX eXX).
·
O
modelo evolucionário de Max Muller;
- diz
que diante de um cenário mundial totalmente politeísta a religião de Israel
teria passado por um processo gradual ao longo dos séculos até se torna
monoteísta, passando pelos seguintes estágios:
Ø Politeísmo (muitos deuses)
Ø Henoteísmo (crê em vários mais escolhe
um)
Ø Monolatria (crê na existência de
vários, mas desconsidera todos em favor
de um superior)
Ø Monoteísmo (crê em um único Deus).
·
O
modelo revolucionário de Yehezkel Kaufmann;
- A
firma que a diferença entre politeísmo e monoteísmo é tão gritante que jamais o
monoteísmo poderia ter evoluído do politeísmo. E que os deuses pagãos são naturais, sujeito ao reino meta-divino, são
derivados de fontes já existentes, enquanto que o Verdadeiro Deus, tem origem
em si mesmo e que transcende absolutamente o mundo natural.
O
“reino
meta divina” é o mundo criado na existência, onde todo o poder, e as coisas que
estão mais diretamente relacionadas com o reino, são especialmente mais
poderoso, por exemplo, sangue, vida, água, etc.
SUMÉRIA:
Foi
considerada a primeira civilização pela maioria dos pesquisadores, localizada
na Região sudeste da mesopotâmia, compreendido por cidades estados
independentes, cuja a forma básica de religião, era primar por uma relação entre deuses e reis,
ou seja, pelo poder do estado e pelo poder dos deuses. Os maiores avanços
deixado por essa civilização foi na escrita, no uso da roda no meio militar e
fabril, na agricultura, alvenaria, cerâmicas e têxteis. Onde a partir dessa
civilização surgiu o império acadiano, império babilônio, e o império assírio.
Quanto a Leis, a maior contribuição dos sumérios foi o
sistema de lei compilado por Dungi, onde até mesmo o código de hamurab é tido
como uma revisão do código de Dungi. Temos como exemplo:
·
A lei de talião –
olho por olho;
·
A administração
da justiça em caráter semiprivado – apropria vítima trazia o ofensor a justiça,
o tribunal não era agente de estado, apenas auxiliavam a execução da pena;
·
Desigualdade
perante a lei – as penalidade eram de acordo com a classe das vítimas, poderia
ser também de acordo com a classe do ofensor, se fosse patrício era punido mais
severamente;
·
Distinção
insuficiente entre o homicídio acidental e o intencional – o acusado não era
punido com a pena de morte, mas tinha que pagar uma multa a família da vítima
Quanto a religião, eram politeísta e criam em deuses
dualista, que tanto podiam fazer o bem com o mal. Não valorizavam a vida após a
morte, considerando uma vida pós morte temporária no sheol, não almejavam
ressurreição e nem vida eterna, portanto, não dispensavam qualquer cuidado
particular aos corpos dos mortos.
O DIA DA EXPIAÇÃO:
Antes das festas da tendas, no
décimo dia de tisri. O sumo sacerdote
trocava as vestes por vestimentas simples e oferecia uma oferta por si ,
pela sua casa e por toda a não de Israel. Transferia os pecados do povo para um
bode emissário que era largado no deserto e depois jogado de um penhasco.
SACRIFÍCIOS:
HOLOCAUSTO:
queimado totalmente, não era comido;
Tinha que ser animal macho sem defeito:
touro, cordeiro, bode, pombo, rola;
Feito
a imposição de mão o animal era morto junto à porta;
O sangue era espargido sobre o altar e não
podia ser bebido;
Após ficar só as cinzas os sacerdotes
trocavam de roupa para levar as cinzas para fora do arraial;
Com o tempo esse sacrifício era feito todos os
dias, de manhã e a tarde.
A finalidade desse
sacrifício era expiar os pecados do povo contra o Senhor. A queima simbolizava
o desejo da nação de livrar-se desses atos pecaminosos contra Deus, cujo a finalidade da imposição de mão sobre o
animal era um ato cerimonial mediante o qual o adorador abençoava ou preparava
o animal do sacrifício.
OFERTAS PACÍFICAS
(oferta de voto).
Era uma refeição ritual partilhada com Deus, com os
sacerdotes e as vezes com outras pessoas;
Podia ser animal macho ou fêmea (bovino,
ouvino ou caprino);
Procedimento igual a da oferta queimada;
Sangue recolhido e espargido ao redor do
altar;
A
gordura e entranhas eram queimadas e o restante era comido pelos sacerdotes e
adoradores;
Era exigida ou espontânea;
As exigidas incluíam bolo não levedado e o
sacerdote tinha que comer tudo no mesmo dia;
Nas voluntárias não precisava trazer bolo e
podiam ser comidas em dois dias;
As ofertas de gratidão e voluntárias seguiam o mesmo padrão.
A finalidade dessa oferta era expressar o desejo do
adorador de dar graças ou louvor a Deus.
A FUNÇÃO DOS SACERDOTES E A FUNÇÃO DOS LEVITAS
O sacerdócio em Israel em geral não era
um vocação e sim uma função, inclusive ele era
escolhido pela comunidade para guarda dos santuários e a realização de ritos.
No entanto, a partir da tribo de
Levi, os desentendes dessa tribo foram
separados para exercer as funções sagradas, por uma iniciativa de Deus. Dentro dessa tribo um ramo recebe a promessa
de um sacerdócio perpetuo, e em geral os membros do sacerdócio são chamados os
filhos de Levi ou levitas.
Em ambos os casos o sacerdote fazia o
papel principal de mediador entre Deus e os homens.
ALGUMAS QUESTÕES
1)
Diante do
contexto sacrificial. Somente os sacerdotes poderiam fazer sacrifícios?
R= Em tempos remotos, antes da instituição dos
sacerdotes, muitos patriarcas ofereceram sacrifício, como foi caso de Gideão, Manoá, Elcana pai de Samuel,
além de Saul, Davi e Salomão que não consta que eles tenha sido sacerdotes,
mais sacrificaram.
2)
Em que época se
deu o reconhecimento oficial da Oblação
dos sacrifícios como uma privilégio do sacerdócio?
R= Na primeira metade do século VIII a.C
3)
Quando foram
justificadas as regras especiais de pureza impostas aos sacerdotes pela
santidade de suas funções?
R=
Antes do exílio, em Jerusalém pelos compiladores do código de santidade.
4)
Qual a expressão
encontrada no AT para designar a função do sacerdote diante do altar?
R= Ele chamado de Ministro do Altar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário