1)
Até
o final do segundo século a maneira mais prática de se interpretar as
escrituras sagradas era através do método alegórico até que Orígenes trouxe uma
nova proposta de interpretação da bíblia. Descreva esse método em cada uma de
suas etapas.
R =
·
O
corpo físico – Assim como o homem tem um corpo mortal e
material, assim, as escrituras as vezes devem ser interpretadas de forma
literal.
·
A
alma
– Do mesmo modo, assim como o homem tem uma alma, assim as escrituras às vezes
devem ser interpretadas moralmente, isto é, decisões morais podem ser extraídas
das passagens e entendidas literalmente.
·
O
espírito – Nesse caso uma interpretação espiritual ou mística,
pois, como o homem tem um espírito, assim as escrituras às vezes devem ser
interpretadas espiritualmente ou
misticamente através de metáforas.
2)
Quais são os nomes que a bíblia dá a si mesma, citando suas respectivas
referências?
R =
·
O
livro - Ex 17.14;Dt 28.58;
·
Escrituras
- Ex
32.16;Dn10.11;
·
Oraculos de Deus - At 7.38;RM 3.2;Hb 5.12;
·
Palavra
de Deus - Jr 2.31; 22.29;
·
A
lei e os profetas - Mt 7.12; 5.7-14
3)
A bíblia que hoje conhecemos passou por um processo longo de escrita compilação, vários autores foram movidos para
compor o que para os cristãos são considerados como escrituras sagradas. Diante
dessa realidade alguns materiais foram usados em sua escrita. Destaque e os
descreva.
R =
·
O
papiro - O
papiro é uma planta aquática que cresce junto a rios, lagos e banhados do
oriente, cujo a entrecasca servia para
escrita.
·
Pergaminho
-
O pergaminho era feito de pele de animais curtida. Era melhor que o papiro. O
apóstolo Paulo usou pergaminho para escrever suas cartas.
·
Ostracas
-
Eram feitas de cacos de cerâmica, muito utilizado para inscrição de pequenas
notas feitas com pincel de carvão vegetal.
4)
Como se dava o processo ritualístico de cópias dos textos veterotestamentarios?
R =
Os textos bíblicos foram preservados por
copistas muito meticulosos. Pouco depois da escrita dos originais, começou a
produção de cópias à mão. Os massarotes ("senhores da tradição)
eram copistas dedicados, que viveram entre os séculos IV a X antes de Cristo.
Os seus textos copiados passaram a ter a designação de textos massoréticos.
Quer estes, quer os escribas, que se lhes seguiram, eram profissionais
muito dedicados. Na verdade, eles reverenciavam profundamente as palavras que
copiavam, sendo extremamente meticulosos. Bem sabiam que não podiam acrescentar
ou retirar qualquer pontuação ou letra ao texto sagrado, porque isso seria a
negação da sua própria vida dedicada.
A palavra hebraica para copista é sofér,
que significa contar, registrar. E, efetivamente, os copistas
calculavam a letra central do Pentateuco, a frase central de cada livro e
quantas vezes cada letra do alfabeto (hebraico) ocorria nas Escrituras.
Qualquer lapso de contagem implicava a destruição de toda a cópia e a criação
de uma nova desde o princípio. Este método de verificação cruzada
permitia que nem sequer uma letra do texto bíblico fosse omitida, na medida em
que, à semelhança da escritura romana, em que as letras têm valor numérico (ex.
V = 5; L = 50, etc.), também na língua hebraica, aramaica e grega, cada letra
corresponde a um determinado valor numérico.
Perante o esforço que representava, designadamente a contagem das 815.140 palavras das Escrituras e o seu valor numérico, tal constitui a garantia do máximo grau de exactidão.
Perante o esforço que representava, designadamente a contagem das 815.140 palavras das Escrituras e o seu valor numérico, tal constitui a garantia do máximo grau de exactidão.
5)
O organograma da bíblia é formado por duas
grandes partes o primeiro e o segundo testamento. Descreva respectivamente as
subdivisões destas duas grandes divisões.
R =
O
primeiro testamento (AT):
·
Pentateuco
-
5 livros: de Gênese a Deuteronomio. Este grupo trata da origem do universo, da
lei e da nação israelita.
·
A
história - 12 livros: de Josué a Ester. Este segundo grupo trata
dá: teocracia, sob os juízes; da monarquia soube o reino unido; da divisão do
reino e cativeiro de israel; pela Assíria e Judá; pela babilônia; e finalmente
este grupo compreende o pós cativeiro sobre Zorobabel; Esdras e Neemias.
·
Poesia
-
5 livros: de Jó a Cantares de Salomão, são assim chamados porque são os livros
devocionais.
·
Profetas
maiores - 5 livros: de Isaías a Daniel.
·
Profetas
menores - 12 livros: de Oséias a Malaquias.
O segundo testamento (NT):
·
Os
evangelhos - 4 livros: de Mateus a João. Eles são
chamados de biografia por que descrevem a vida terrena e o ministério do nosso
salvador e senhor Jesus Cristo.
·
A
história - 1 livro: pois trata da história da igreja primitiva.
·
Doutrinas
-
21 epístolas: de Romanos a Judas.
A profecia- 1 livro: o Apocalipse.
Por: Joel S. Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário