sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PENTATEUCO: ALTA CRÍTICA



1)    O que seria a alta crítica?
R= A alta Crítica é o exame crítico da Bíblia que vai além do texto sagrado. Trata dos assuntos da paternidade literária, da integridade e a confiabilidade dos textos bíblicos. Pode ser positiva ou negativa, dependendo da abordagem e do crítico.
2)        Quais os três modelos teóricos desenvolvidos como hipótese para tentar explicar a formação do Pentateuco?
R= Hipótese dos documento: Diz que na base do pentateuco se percebe duas, três ou mais tramas narrativas contínuas, redigidas em épocas diferentes e com ideologias diferentes que teriam sidas justapostas por redatores sucessivos.
      Hipótese dos fragmentos: nessa hipótese acredita-se que existiram originalmente um número indeterminado de relatos espaços e textos isolados (fragmentos), sem continuidade narrativa que foram reunidos por vários redatores compiladores.
      Hipótese dos complementos: Admiti-se uma única trama narrativa contínua, que ao longo dos séculos essa trama teria recebidos inúmeros acréscimos e complementos.
           
3)    Qual a característica do documento Javista?
R= Datada em 950 a.C. Época do reinado de Salomão, antes da assim chamada divisão do reino (920 a.C).
        Ele usa o Tetragrama hwhy (YHWH) como nome de Deus e sua concepção de Deus seria antropomórfica.
        Os críticos têm um apreço especial pelo texto de Êxodo 6.3 para justificar a sua teoria.

4)    Qual a característica do documento Eloísta?

R= Datada em 800 a.C, antes do assim chamado profetismo escrito.
       Usa o nome de Deus como Elohim. Teria mais interesse nas coisas antigas.
       Considera Deus como sublime e majestoso, sem a ideia antropormófica, e praticamente inacessível ao homem.
      O sobrenatural seria mais abundante nesse documento.
      Na concepção desse suposto autor, Deus seria mais exigente em moral do que o autor do documento “J”.


5)    Qual a característica do documento Deuteronomista?

R= O documento “D” seria o próprio livro de Deuteronômio. Século VII a.C.
      Foi  composto  possivelmente  sob  a  direção  do  sumo  sacerdote  Hilquias, como programa oficial do partido da reforma patrocinado pelo rei Josias, no avivamento de 621 antes da era comum.
      A meta principal dessa reforma foi a centralização do culto a Yahweh em Jerusalém e a eliminação dos muitos locais de sacrifícios  e  dos  numerosos  santuários  situados  nos  altos,  distribuídos  por  toda  a  terra.
       Este  documento  foi  influenciadíssimo  pelo  movimento profético, com destaque a Jeremias.

6)    Qual a característica do documento Sacerdotal?
R= O “P” teria sido produzido pela escola de sacerdotes por volta do ano 550 a.C.).
O estilo seria inconfundível, caracterizado pela repetição; é preciso e abstrato nas descrições a respeito de Deus.
Minucioso nas descrições das atividades e assuntos referentes ao sacerdócio: sacrifícios e o tabernáculo.

7)    Qual cronograma do avanço da crítica literária na hipótese documental?
R=   
·        J – (Javista) teria sido escrito c. de 950  a.C. por um escritor desconhecido do reino sul.
·        E – (Eloísta) teria sido escrito c. de 800 a.C. por escritor desconhecido do reino do norte.
·        JE – um redactor desconhecido c. de 722 a.C. terá combinado JE num único documento.
·        D – (Deut.) teria sido composto sob a direcção do sumo sacerdote Hilquias com o patrocínio do rei Josias c. 650 a.C. 
·        P – (Código sacerdotal) teria sido composto em várias etapas a partir do exílio, desde Ezequi-el, c. 550 a.C.

8)     Quais as principais peculiaridades do chamado de Abraão?
R=  
·        O chamado seria pela fé.
·        O chamado consistia em algo que ele deveria dar.
·        O chamado era baseado em algo que Abraão receberia em um tempo que estaria morto.
     
9)     Quais as principais promessas transcendentais  feitas a Abraão?
R=  são 3:
·        a) Herdariam a terra de Canaã.
·        b) Chegariam a ser uma grande nação
·        c) Por meio deles, todas as linhagens da terra seriam abençoadas

10)                      Qual o percurso geográfico feito por Abraão no seu chamado?
R=  Ele saiu de Ur dos caldeus, foi para Harã, depois para Siquém, na sequencia foi para o monte ao oriente de Betel, daí foi para o Egito.

11)                      Porque muitos autores atribuem a autoria do Pentateuco a Moisés?
R=   Moisés é considerado o mais erudito da antiguidade e aquele que confessou escrever sob a direcção de Deus.
        Há uma continuidade de conteúdo, estilo e género de palavras nos cinco livros.
       Cristo e os escritores do N.T. afirmam ser Moisés o autor da Lei.
        As evidências arqueológicas confirmam que houve intensa atividade literária pelo menos a partir da época de Abraão.

12)                       Qual seria um dos pontos de vista observado pelos defensores da autoria de Moisés do Pentateuco contra a hipótese documental?
R=  Um dos problemas dos que defende somente a hipótese documental, é que em vez dos livros do Pentateuco  serem vistos como palavras de um profeta de Deus são consideradas produto da imaginação humana. Apegando-se principalmente nas possíveis inexatidão  histórica,  induzindo  as  pessoas a verem  os  livros sagrados  como  mitos  inventados  por devotos religiosos.

13)                        Qual a finalidade principal do artigo lido em sala de aula: a Tora e o Mal?
R= Estudar alguns textos bíblicos que parecem preservar em seus corpus alguns vestígios indicativos da presença de seres demoníacos no antigo testamento. Pois esses textos deixam entrever  ainda que sutilmente, alguns traços demoníacos escondidos por debaixo de sua “pátina textual” atual.

14)                       A que conclusão chegou o autor deste artigo no final da discussão?
R = Que existe sim alguns vestígios demonológicos conceituais antigos.
       Os três primeiros textos estudados descrevem Deus com feições demoníacas. Isto se deve à crença monoteísta bíblica. Ora, se o Deus da teologia oficial israelita é único, Isto quer dizer que Ele será a origem tanto do bem, quanto do mal.
       Os textos estudados conservaram reminiscências de tradições e ritos folclóricos e/ou mitológicos muito antigos, os quais deviam retratar, em seu estágio primitivo, as relações conflituosas existentes entre os seres humanos e os seus inúmeros problemas/medos diários pessoais.



15)                      Qual o histórico dos escritores que desenvolveram as hipóteses?
R=                                                                                  1º ESTÁGIO -DOCUMENTOS
      Em 1753, um médico francês chamado Jean Astruc publicou um livro intitulado Conjecturas a respeito do Memorando Original que Moisés teria Usado na Composição do Livro de Gênesis.
       Em 1782 o erudito alemão chamado Johann G. Eichhorn puclicou uma obra que desenvolveu a teoria de Astruc.

       Em 1798, Darl. D. Ilgen apresentou a teoria da segunda fonte no documento “E”. Trata-se do terceiro documento, dois eloístas e um jeovista. Suas ideias ficaram no esquecimento para voltar à tona 55 anos depois.
2º ESTÁGIO - FRAGMENTOS
        Em 1792, um erudito inglês chamado Alexander Geddes, decompôs o Pentateuco em vários fragmentos, sem nexo e nem lógica. Esta teoria foi chamada de Hipótese Fragmentária.
         Em 1802, Johann S. Vater desenvolveu essa ideia.
        Wilhelm M. L. De Wette foi fervoroso defensor da Hipótese Fragmentária.
3º ESTÁGIO - COMPLEMENTO
        Em 1823, Heinrich Ewald, aos 19 anos de idade, defendeu a unidade do livro de Gênesis em uma obra intitulada A Composição do Gênesis.
        Pouco depois ele mudou sua opinião, afirmando haver dois tipos de documentos eloísticos com suplementos javisticos. Esta é a Hipótese Suplementar.
        De Wette foi quem deu apoio a essa teoria, que com o acréscimo do documento “D” tentava justificar o Hexateuco.

16)                      O que é a nova hipótese documental?
R= É a exposição das hipóteses em um único documento: JEDP , Em 1853, por Hermann Hupfeld que trouxe à tona o segundo documento “E” de Ilgen.

Por: Joel S. Barros

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