sexta-feira, 16 de outubro de 2015

COESÃO E COERÊNCIA



01. (ASEP) "Como a natureza, é capaz de preservar os ganhos e erradicar os erros para continuar a existir."; a forma EQUIVOCADA de reescrever-se esse mesmo segmento é:
a) É capaz, como a natureza, de preservar os ganhos e erradicar os erros para continuar a existir;
b) Como a natureza, para continuar a existir, é capaz de preservar os ganhos e erradicar os erros;
c) Para continuar a existir, é capaz de preservar os ganhos e erradicar os erros, como a natureza;
d) É capaz de preservar os ganhos, como a natureza, e erradicar os erros para continuar a existir;
e) É capaz de preservar os ganhos e erradicar os erros, como a natureza, para continuar a existir.

02. (CGJ) “a diminuição dos processos normais de metabolismo e crescimento economiza energia...” equivale a “a energia é economizada ao se reduzirem os processos normais de metabolismo e crescimento”; o item abaixo em que as duas frases NÃO se equivalem é:
a) O governo criou a cesta básica para ajudar os pobres.
O governo pretende ajudar os pobres, criando a cesta básica.

b) Os alunos estão mais contentes hoje do que ontem.
Os alunos estavam menos contentes ontem do que estão hoje.

c) Melões estão na promoção: compre dois a R$l,00 cada e leve outro de graça.
Melões estão na promoção, três por R$2,00.

d) O aluguel é de R$10,00 por volta na pista, a qualquer hora.
Não há momento em que a taxa por volta na pista seja diferente de R$l0,00.

e) O quadrado é azul com manchas vermelhas dentro.
O objeto azul é um quadrado com manchas vermelhas dentro.

03. (TRF) O sentido de "...o autor de um bom manual de aritmética para o ensino médio não é necessariamente um intelectual, mas, se ele escrever esse livro adotando critérios pedagógicos inovadores e eficazes, pode ser" fica profundamente alterado com a substituição de "se ele escrever esse livro" por:
a) caso ele escreva esse livro;
b) conquanto ele escreva esse livro;
c) desde que ele escreva esse livro;
d) uma vez que ele escreva esse livro;
e) escrevendo ele esse livro.

04. (TRF) O sentido de “associará a felicidade ao exercício das virtudes, que, embora árduo, compele os homens a se defrontar com a realidade” sofre profunda alteração se o enunciado for reescrito do seguinte modo:
a) associará a felicidade ao exercício das virtudes, que, conquanto árduo, compele os homens a se defrontar com a realidade;
b) associará a felicidade ao exercício das virtudes, que, sendo árduo, compele todavia os homens a se defrontar com a realidade;
c) associará a felicidade ao exercício das virtudes, que é árduo, sim, contudo compele os homens a se defrontar com a realidade;
d) associará a felicidade ao exercício das virtudes, que, árduo, compele por isso mesmo os homens a se defrontar com a realidade;
e) associará a felicidade ao exercício das virtudes, o qual, árduo que seja, compele ainda assim os homens a se defrontar com a realidade.

05. (TRF) Altera-se profundamente o sentido de "e todas as ações boas ou más se justificam, desde que sirvam à causa operária." , caso se dê à oração em destaque a seguinte forma negativa:
a) exceto se não servirem à causa operária;
b) salvo se não servirem à causa operária;
c) a menos que não sirvam à causa operária;
d) a não ser que não sirvam à causa operária;
e) uma vez que não sirvam à causa operária.

06. (TRF) A forma que substitui adequadamente a palavra mas, no trecho "compele os homens a se defrontar com a realidade não do ponto de vista da realização do prazer, mas do dever fazer", mantendo o sentido original, é:
a) senão que também;
b) senão;
c) não obstante;
d) no entanto;
e) quando não.

07. (TRF) O pronome sublinhado em "Não surpreende que assim seja, porque desta definição depende em parte o estabelecimento das credenciais dos atores que hoje estão envolvidos na luta dos negros pelo lugar na sociedade brasileira que nem a abolição, nem os cem anos que a seguiram lhes propiciaram." está em clara referência ao termo:
a) negros;
b) atores;
c) credenciais;
d) cem anos;
e) envolvidos.

08. (TRF) A substituição feita abaixo do termo sublinhado no período "Algo semelhante, embora em ponto menor, acontece com a abolição da escravidão" que implica alteração de sentido é:
a) não obstante em ponto menor;
b) ainda que em ponto menor;
c) conquanto em ponto menor;
d) desde que em ponto menor;
e) apesar de que em ponto menor.

09. (TRF) O pronome destacado em "... e a frente do movimento pelo fim das discriminações raciais. Ambas são políticas, mas a primeira O é de forma mediatizada" tem a função de substituir, no texto:
a) o adjetivo político;
b) o substantivo discriminações;
c) o verbo ser;
d) o substantivo movimento;
e) o numeral primeira.

10. (TRF) Dentre as modificações impostas à frase "Embora seguindo regras distintas, as duas frentes são importantes e se alimentam mutuamente ou, pelo menos, deveriam fazê-lo", a que NÃO implica mudança de sentido é:
a) Embora seguindo regras, distintas as duas frentes, são ambas importantes e se alimentam mutuamente ou, pelo menos, deveriam fazê-lo.
b) Embora as duas frentes sigam regras distintas, são ambas importantes e se alimentam mutuamente ou, ao menos, deveriam fazê-lo.
c) Embora seguindo regras distintas, as duas frentes são importantes e se nutrem mutuamente, já que precisariam fazê-lo.
d) Embora seguindo regras distintas, as duas frentes ou são importantes ou se alimentam mutuamente: pelo menos, deveriam fazê-lo.
e) Embora com regras distintas, as duas frentes ou são importantes ou se alimentam mutuamente, já que assim deveriam fazê-lo.

11. (TRF) Na oração "e sofre com a falta de alguns dos requisitos mínimos para uma vida decente", os termos I - "sofre" e II - "com a falta de alguns dos requisitos mínimos para uma vida decente" guardam entre si uma relação de:
a) causa e consequência;
b) meio e fim;
c) concessão e restrição;
d) dúvida e explicação;
e) hipótese e conclusão.

12. (TRE) "Apesar da urgência da organização..."; nesse segmento do texto, a locução "apesar de" pode ser perfeitamente substituída por:
a) não obstante;
b) entretanto;
c) visto que;
d) já que;
e) após.

Exercícios de coesão textual - resolvido
1. Nestas questões, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.

a) O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. (____________________________)
R. O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido, mas (porém, contudo, todavia), quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.  

b) Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.   (____________________________)
R.Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país, portanto (logo, por isso) vai faltar alimento e os preços vão disparar.

c) Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país.      (____________________________)
R.Vai faltar alimento e os preços vão disparar, pois (já que, visto que, porque...) uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país.

d) O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.     (____________________________)
R. O trânsito em São ficou completamente paralisado dia 15, das 14h às 18h, porque fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

2. Estas questões apresentam problemas de coesão por causa do mau uso do conectivo, isto é, da palavra que estabelece a conexão. A palavra ou expressão conectiva inadequada vem em destaque. Procure descobrir a razão dessa impropriedade de uso e substituir a forma errada pela correta.

a) Em São Paulo já não chove há mais de dois meses, apesar de que já se pense em racionamento de água e energia elétrica.
R.Em São Paulo, já não chove há mais de dois meses, portanto (por isso, logo) já se pensa em racionamento de água e energia elétrica.

b) As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum, mas o policial continua folgadamente tomando o seu café no bar.
R.As pessoas caminham pelas ruas despreocupadas, como se não existisse perigo algum, enquanto o policial folgadamente continua tomando o seu café no bar.

c) Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracanã não é dos piores.
R.Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, apesar de o estado do gramado do Marcanã não ser dos piores. 

d) Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola, com fome, onde ocorre o grande número de desistências.
R.Uma boa parte das crianças  mora muito longe, vai à escola com fome, por isso ocorre o grande número de desistências.



3. Os parágrafos apresentados a seguir têm problemas estruturais devido à falta de coesão entre as orações que os constituem. Procure reescrevê-los fazendo apenas as alterações necessárias para eliminar os problemas identificados.

a) Embora ele seja conhecido por todos e apesar de conviverem com João há dez anos ninguém sabe se ele gosta de futebol.
R. Elas convivem com João há dez anos e, embora o conheçam, não sabem se gosta de futebol.

b) Depois que surgiu a internet, a impressão que se tem é de que o mundo diminuiu de tamanho, não no sentido literal, apenas porque as distâncias parecem não existir mais.
R.Depois do sugimento da internet, tem-se a impressão de que o mundo diminuiu de tamanho, porque as distâncias parem não existir mais.

c) Fiquei decepcionado com os resultados do jogo e quando meu irmão me disse que eu não iria poder sair com ele aquela noite.
R.Fiquei decepcionado com o resultado do jogo. A segunda decepção que tive foi quando meu irmão  me disse que eu não poderia sair com ele aquela noite.

d) Escutamos uma pessoa forçando a janela da sala e um barulho.
R. Escutamos o barulho de uma pessoa forçando a janela na sala.

4. Na elaboração dos períodos, a mesma palavra foi utilizada várias vezes. Reescreva-os utilizando-se de outros mecanismos coesivos que não seja a repetição.
a) Eu falei com ele que você não queria que os pintores ficassem trabalhando o dia todo porque eles não sabem que o silêncio é indispensável para que você possa se concentrar e trabalhar.
R. Eu falei com ele que você não queria que o pintores ficassem trabalhando o dia todo porque eles não sabem que o silêncio é indispensável para que você possa se concentrar e trabalhar.

b) Muitos alunos confessaram que não haviam estudado a matéria que caiu na prova de Matemática que foi marcada para aquele dia pelo professor que a elaborou.
R. Muitos alunos confessaram não haver estudado a matéria que caiu na prova de Matemática marcada para aquele dia pelo professor.

c) Pediram que eu devolvesse o filme que me foi emprestado pela biblioteca da escola no fim do bimestre que passou para que ele pudesse ser emprestado a outro aluno.
R. Pediram que eu devolvesse o filme que me foi emprestado pela biblioteca da escola no fim do bimestre passado para ele poder ser emprestado a outro aluno.

5. Faça o que for necessário para evitar a ambigüidade e/ou a incoerência dos períodos a seguir.

a) Desde os quatro anos minha mãe me ensinava a ler e escrever.
R.Minha mãe me ensinava a ler e escrever desde que eu tinha quatro anos.

b) Vendo televisão nos EUA, as propagandas me chamaram a atenção.
R. Quando eu estava vendo tevisão nos EUA, as propagandas me chamaram a atenção.

c) Andando pela calçada, o ônibus derrapou e pegou o funcionário quando entrava na livraria.
R.O ônibus derrapou e pegou o funcionário que estava andando na calçada no nomento em que entrava na livraria. 

d) Chegado ao aeroporto, o avião levantava vôo.
R. Chegado ao aeroporto, o avião já leantava vôo.

e) Depois da consulta o ginecologista lhe disse que estava esperando um bebê.
R. Depois da consulta, o ginecologista lhe disse que ela estava esperando um bebê.  

f) Ouvindo sua resposta, o carro parou e Márcia saiu sem que eu pudesse responder-lhe.
R.Eu ouvia a resposta de Márcia quando o carro parou e ela desceu sem que eu pudesse responder-lhe.

g) O celular tocou ao entrar em casa para pegar a chave do carro.
R.Quando a pessoa entrou em casa para pegar a chave do carro, seu celular tocou.

h) Para não ser atacado, o cão teve que ficar preso.
R. Para que a pessoa não fosse ataca, o cão teve que ficar preso.

i) Durante o noivado, Joana pediu que Eduardo se casasse com ela várias vezes.
R. Durante o noivado, Joana pediu várias vezes a Eduardo que se casasse com ela.

j) Alugam-se quartos, a moças, com banheiro anexo no primeiro andar.
R. Alugam-se a moças quartos no 1.º andar, com banheiro


Por: Joel S. Barros

3 comentários: