sexta-feira, 16 de outubro de 2015

QUESTIONÁRIO SÓCRATES



1)      Sócrates tem razão em achar que as pessoas devem conhecer-se a si mesma e analisar o significado das palavras que elas e as outras pessoas empregam?Justifique.
R= Com certeza tem razão. Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para tentar entender o mundo ao nosso redor e o significado de tudo que falamos ou ouvimos todos os dias. Sem reflexão, não há entendimento.
2)      Esse trabalho socrático pode ser perigoso, sobretudo para a juventude?Por que ? Justifique.
R= por que de posse de conhecimento, o jovem pode se orgulhar e em vez de filosofar pode vira um sofista, tentando convencer a todos de sua verdade como absoluta, sem lhes dar o direito de questionar ou mudar de opinião. Em vez de expor sua opinião, pode quere impor.
3)      O que você acha da filosofia como exercício, como ginástica do espírito, como jogo aberto, como procura da verdade? Partimos da verdade ou caminhamos para ela?
R=  Sempre caminhamos em busca da verdade, não se pode partir da verdade se antes do inicio nada existe. E não existe outro elemento melhor para exercitar o espírito em busca da verdade do que questionar até mesmo os seus próprios princípios de maneira crítica e filosófica.
4)      O que significa maiéutica socrática ?
R=  Literalmente significa a arte de fazer o parto. Não de dar as respostas prontas a tudo,  mas provocar isso no próprio questionador.
5)      Qual a concepção de verdade que encontramos em Sócrates?
R=  É uma realidade, na qual é arriscado ser sábio nela. Cujo o melhor caminho para alcançá-la é o conhecimento.
6)      Aponte algumas diferenças entre Sócrates e os sofistas  ?
R=  Os Sofistas buscam o sucesso e ensinam as pessoas como conseguí-lo; Sócrates busca a verdade e incita seus discípulos a descobri-la.
       Para os Sofistas é necessário fazer carreiras, Sócrates quer chegar à verdade, desapegando dos prazeres e dos bens materiais.
Os Sofistas gabam-se de saberem tudo e fazer tudo; Sócrates tem a convicção de que ninguém pode ser mestre dos outros.
Para os Sofistas, aprender é coisa passiva e facílima, afirmam isso e tudo por um preço módico; Sócrates defendia que a opinião é individual, mas a sabedoria é universal. A questão da felicidade e honestidade está na prática do agir. As riquezas não interessam aos homens.

Por: Joel S. Barros

2 comentários: