sexta-feira, 16 de outubro de 2015

QUESTIONÁRIO: OS SOFISTAS



(Danilo)
1)      Caracterize o texto do surgimento da filosofia?
R= Surge na passagem da tirania e da oligarquia para a democracia. Os sofistas Como mestre da retórica e da oratória se dedicavam a ensinar governantes e políticos em geral, onde seus ensinamentos eram muito mais uma prática ou atitudes comuns de que uma doutrina.
2)      Qual a importância da discussão e da argumentação nesse contexto?
R= Diante de muitas discussões vence quem tem o melhor argumento. Nesse contexto foi importantíssimo e sua influência muito grande, para que os governantes e políticos pudessem impor suas idéias em prol da democracia.
3)      Como se pode entender a retórica e a oratória como a artes do discurso?
R=  Não existe um discurso bem elaborado e convincente se não tiver pautado em uma boa retórica (escrita) e apresentado por um bom orador (falar ao público), daí esses sois elementos formarem a arte do discurso.
4)      Quais os elementos centrais da concepção filosófica de protágoras ?
R=  O humanismo e o relativismo
5)      Você considera sofistas como Protágoras e Górgias realmente filósofos, ou meros mestres de retóricas e manipuladores de opinião ?
R= Concordo com autor do livro, que afirma que esses dois sofistas não eram mestres sem escrúpulos que vendiam suas habilidades, mais acreditavam no argumento como ultima instância para tomar decisões da vida prática e produzir um consenso até mesmo nas questões políticas. Portanto, eu os considero filósofos dentro do contexto da época.
6)      Qual a contribuição dada pelos sofistas ao desenvolvimento do pensamento e da cultura grega  ?
R= Contribuição no desenvolvimento dos diferentes estilos de oratória  e nos estudos da linguagem na tradição cultural grega.


(Resende)
7)      Que é arché? Qual é a arché para Tales? E para Anaximandro? E para Anaxímenes? Que você acha que determinou a escolha de cada um deles? (3)
R=  Segundo Aristóteles o Arché, é um princípio primeiro das coisas que não deve ser entendido apenas no sentido de tempo, mas aquilo que a todo instante é a coisa fundamental e irredutível que constitui todas as coisas. Para Tales (umidade = água), Anaximandro (apeiron principio móvel e infinito = infinito,indeterminado), Anaxímenes (natureza definida que difere pelo grau de rarefação e intensidade = Ar)  e Heráclito(conflito entre os opostos, caráter dinâmico da realidade = Fogo).
            Na minha opinião a escolha de cada um se deu de forma natural, de acordo com a maior inquietação que tinham no ambiente que viviam, tendo como base a teoria natural de Tales, mas analisando a partir de seus próprios ponto de vista..

8)      Que faziam os sofistas  ?(12)
R=  Eram sábios que ensinavam os jovens, preparando para assumirem plenamente a sua condição de cidadão, e futuramente serem bons administradores das cidades.

9)      Por que Platão via na retórica sofistica uma ameaçava à cidade  ?(13)
R= Porque para ele, a retórica sofística era considerada simplesmente uma técnica puramente formal de persuasão.

10)  Qual o aspecto da sofística que faz com que Platão considere o sofista como um ilusionista da palavra?(14)
R= A polimatia. Porque para  persuadir qualquer um de qualquer coisa, é preciso ser capaz de falar bem sobre qualquer coisa, e para isso é preciso saber tudo. Mas saber tudo é impossível. Logo, o saber sofístico é uma aparência, a retórica é necessariamente uma arte de engodo e o sofista é um grande charlatão.

Por: Joel S. Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário