sexta-feira, 16 de outubro de 2015

QUESTIONÁRIO 2 DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA



1)      E uma de nossas aulas, destacamos alguns conceitos a cerca da nomenclatura teológica, a partir disso destaque os conceitos de Deísmo e Teísmo, salientando a principal diferença entre os dois conceitos.

R= O Deísmo aceita a ação divina na criação do mundo, não por compreender isso através da  revelação de Deus, mas por compreensão racional da Divindade pelo conhecimento das leis que regem a natureza.
      O Teísmo é a concepção geral de  todos os evangélicos, que crê na existência de um Deus absoluto e pessoal.
     A principal  diferença entre os dois conceitos é que o Deísmo não admite um Deus que intervém e que interage diretamente com a humanidade, como através de milagres por exemplo.


2)      Sobre os estudos que realizamos a cerda dos atributos de Deus, comente a forma mais correta de classificação e dê exemplos.

R=  A forma mais correta são Atributos incomunicáveis e comunicáveis, por estarem mais bem definidos e de fácil compreensão.
       Atributos incomunicáveis: asseidade, simplicidade, imensidade, onipotência, onisciência, onipresença, eternidade entre outros.
       Atributos comunicáveis: poder, bondade, misericórdia, retidão, amor, justiça, inteligência, vontade, moralidade entre outros.


3)      Cite todos os atributos de Deus, suas classificações e conceitos.

R=  Atributos naturais e morais – De modo apenas didático, os atributos naturais de Deus envolvem sua essência (ex.: eternidade, imutabilidade) e os atributos morais, sua vontade (ex.: santidade, justiça, verdade, bondade, misericórdia).

       Atributos absolutos e relativos – os absolutos pertencem a essência de Deus (ex.: auto-existência, imensidade, eternidade, infinitude) e os relativos refere-se a onipresença e onisciência.

       atributos imanentes ou intransitivos e emanentes ou transitivos -  imanentes/intransitivo são aqueles que não se expõe nem operam fora da essência divina, mas permanecem imanentes, como imensidade, simplicidade, eternidade. Enquanto que emanentes/transitivos são os que se expõem e produzem efeitos externos quanto a Deus, como onipotência, benignidade, justiça.





     A distinção mais comum é entre atributos incomunicáveis e comunicáveis -
Atributos incomunicáveis: asseidade, simplicidade, imensidade, onipotência, onisciência, onipresença, eternidade entre outros.
Atributos comunicáveis: poder, bondade, misericórdia, retidão, amor, justiça, inteligência,  vontade, moralidade entre outros.


4)      Comente a cerca das 3 vertentes em que nos é conhecida a revelação geral de Deus.

R=  Revelação geral – Apresenta  evidências da existência de Deus, Mostra a graça de Deus, Colabora com o argumento do teísmo, traz luz e verdade a todos, mas se rejeitada trará condenação.

         PELA CRIAÇÃO – Todo efeito vem de uma causa. Tudo que existe tem de ter sido formado a partir
de uma causa pré-existente (argumento cosmológico).
         PELA ORDEM DO UNIVERSO – O Universo demonstra ter ordem e um “propósito”. É necessário
 um criador com um propósito definido que tenha criado tudo com a ordem que   existe (argumento teleológico).
  PELA CRIAÇÃO DO HOMEM – A existência do homem como um ser moral, intelectual e religioso,
 diametralmente oposto ao restante da criação, aponta para um criador também   moral, intelectual e espiritual que tenha nos dado forma (argumento antropológico).



5)      O que você aprendeu a respeito da doutrina da Trindade?

R= Trindade é um termo teológico, não bíblico. O 1º credo apostólico nada definia a cerca da trindade, foi Tertuliano que criou o termo trindade, colocando em ordem os três termos: Pai, Filho e Espírito Santo.
      O credo apostólico está correto mais incompleto, porque não faz a relação entre os três, apesar de falar do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Só após o credo Niceno 325 que falava de Deus e de Jesus Cristo gerado e não criado, se completar com o credo Constantinopolitano 381 inserindo o Espirito Santo, foi possível existir a doutrina da trindade mais completa que o apostólico.




6)      Nas escrituras sagradas, tanto no antigo quanto no novo testamento, encontramos diversas situações em que Deus se revela ao homem. Diante dessas situações, vários nomes do Senhor são revelados. Isso não significa qu o homem caracteriza seu criador, mas são formas de Deus se revelar diante de sua atuação. Diante disso,  apresente 10 nomes de Deus do antigo testamento e 3 do novo, cada um com o seu significado.

R=  
VELHO TESTAMENTO:
El Shaddai – Traz a ideia do Deus Todo-poderoso assentado sobre uma montanha.
       El Elyon – Significa Deus altíssimo e enfatiza a força, a soberania e a supremacia de Deus.
       El Olam – Significa Deus eterno e aponta para a imutabilidade de Deus.
       El Roi – Significa Deus que se vê.
       Yahweh Jireh – Significa “o SENHOR proverá”
       Yahweh Nissi – Significa “o SENHOR é minha bandeira”
       Yahweh Shalom – Significa “o SENHOR é paz”
       Yahweh Sabbaoth – Significa “o SENHOR dos exércitos” 
 Yahweh Maccadeshkem – Significa “o SENHOR que vos santifica” 
 Yahweh Raah – Significa “o SENHOR é meu pastor”  
 Yahweh Tsidkenu – Significa “SENHOR, justiça nossa”
 Yahweh Shammah – Significa “o SENHOR está ali” 
 Yahweh Elohim Israel – Significa “o SENHOR, Deus de Israel”

NOVO TESTAMENTO:
Theos – Deus
Kyrios – Senhor = Adonai
Pater - Pai



7)      Apresente o conceito de revelação especial, bem como, cada meio de cada revelação, e explique.

R= É o que Deus revelou especificamente através das  Escrituras, por meio dos apóstolos e profetas. É requisito para a salvação. Ela “pressupõe” a existência de Deus.

POR  VISÕES: Muitos homens de Deus tiveram visões como revelação de Deus.

PELOS PROFETAS: Os profetas do AT trouxeram a mensagem de Deus para a humanidade. Eles falavam diretamente da parte de Deus, diferente dos mestres de hoje em dia, que ensinam com base no que foi previamente revelado pelas Escrituras.

POR JESUS CRISTO: Indiscutivelmente, a encarnação de Jesus Cristo foi um dos principais meios dessa revelação especial. Ele revelou o Pai , mostrou a natureza de Deus, o poder de Deus, a sabedoria de Deus, a glória de Deus, a vida de Deus  e o amor de Deus.

PELA  BÍBLIA:  A Bíblia é o meio mais abrangente da revelação, pois engloba o registro de muitos aspectos dessa revelação. É claro que nem tudo que Deus revelou a homens e que Jesus fez está registrado na  Bíblia. Por outro lado, a Bíblia não contém apenas relatos de visões e os feitos de Jesus. Há também diversas verdades adicionais reveladas por meio dos escritores bíblicos. Assim, a  Bíblia é, ao mesmo tempo, registro de aspectos da revelação de Deus e a própria revelação. 

8)      Alguns desvios da doutrina bíblica da inspiração mais conhecidos.

R=   Inspiração natural — Crê que os autores escreveram sem a supervisão de Deus. Que  Deus não inspirou as palavras, que a Bíblia está no mesmo patamar de outros escritos e exclui a inerrância e a infalibilidade.

           Inspiração mística — Crê que a Bíblia foi escrita por homens cheios do Espírito Santo. De igual
modo outros escritos, como os dos pais da igreja e de grandes homens durante a história. Nesse caso, outros escritos seriam tão inspirados quanto a Bíblia, os livros da Bíblia não são infalíveis, e a Bíblia representa uma importante literatura religiosa que pode, inclusive, conter mensagens de Deus.

           Níveis de inspiração — Crê que algumas partes da Bíblia são mais inspiradas que outras. Toda a
Bíblia seria inspirada por Deus, porém, com diferença no grau de inspiração entre as partes. 
 
           Inspiração parcial — Crê que algumas partes da Bíblia foram inspiradas por Deus e outras não.
Nesse ponto de vista, o que é inspirado é o propósito da Bíblia. Assim, quando fala da salvação, ela
é confiável, mesmo que tenha erros históricos ou científicos.



9)      Quais as heresias a cerca da trindade mais conhecidas?
R= O monarquianismo se dividia em duas partes:
·         Dinâmico ou Adocionismo - Crê que Jesus era um homem comum que recebeu poderes especiais do Espírito Santo no batismo.
·         Modalista ou Sabelianismo ou Patripassianismo – Crê que existe apenas uma pessoa divina que se apresenta de modos diferentes  durante  a história,mas com a mesma essência.
    Arianismo ou Subordinacionismo – Crê que o Filho foi criado pelo Deus eterno, sendo inferior ao Pai. Crê também que o Espírito Santo foi o primeiro a ser criado pelo Filho, já que ele criou todas as coisas.

Por: Joel S. Barros

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