sexta-feira, 16 de outubro de 2015

QUESTÕES DE FILOSOFIA



1)    O que é filosofia e para que serve?

R=  É um conhecimento, uma forma de saber e, como tal, tem sua esfera particular de competência e sobre esta esfera buscar adquirir informações válidas, precisas e ordenadas. No entender dos filósofos ela estuda tudo.
Serve para pesquisar a verdade em si mesma, sem interesses.

Aristóteles:  ela estuda as causas ultimas de todas as coisas
Cícero: Estuda as causas humanas e divinas de todas as coisas
Descartes: Ensina a bem raciocinar
Hegel: É um saber absoluto

Estuda duas  parte:  científica e filosófica  de tudo.
O instrumento de trabalho da pesquisa: é a razão e o raciocínio. (Platão)
O método é:  raciocinativo, de indução e dedução

2)    Origem da filosofia.
R=      A filosofia começa quando algo desperta nossa admiração, espanta-nos, capta nossa atenção, somos interrogados e exige uma explicação.
A palavra grega Philos=amigos e Sophia=sabedoria, ou seja um tipo de especulação  que se originou e atingiu o seu apogeu entre os gregos.

3)    Introdução a filosofia.

R=      Quando o mito passou a ficar desacreditado, os sábios começaram a dar explicações filosóficas sobre fenômenos naturais, mas como os filósofos não conseguiam produzir suas provas, as  repostas só convidavam outros a apresentar suas respostas, provocando uma reação em cadeia até os dias de hoje.
Platão e Aristóteles indicaram com precisão a experiência que, segundo eles, dá origem ao pensar filosófico, os gregos chamavam de thauma=espanto, admiração, perplexidade
Para Aristóteles o saber filosófico é:
            - um saber de todas as coisas, é universal, nada está fora da filosofia.
            - é um saber pelo saber, um saber livre, não p/ resolver uma dificuldade de ordem prática.
            - é um saber pelas causas, exercício da razão, saber crítico.

4)    Introdução ao estudo da filosofia
R=

5)    Montar um texto baseado no mito da caverna.
R= Uma das formas de mito da caverna nos dias de hoje são as redes sociais, como facebook, whatsApp, entre outras. No passado o ser humano vivia com limitada capacidade de relacionamento social, não indo muito além de sua vizinhança e seus parentes. Com o passar do tempo buscou meios de se comunicar a distâncias por meios de cartas, telex, telefones, fax entre outros, afim se sentir mais integrado a sociedade com muitos amigos e bons relacionamentos pessoais. Hoje, na era da internet, com os avanços tecnológicos e redes sociais, o homem volta ao seu estado de individualidade, com muitos amigos virtuais e relacionamentos superficiais, tendo em sua lista de amizades centenas de pessoas e encontra-se sozinho trancado em seu quarto em frente a um computador ligado a internet, totalmente fora da realidade humana, similar os que viviam na caverna com medo de enfrentar a verdadeira sociedade.

Por: Joel S. Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário