sexta-feira, 16 de outubro de 2015

RESUMO PROVA: NOVO TESTAMENTO



O mundo na época de Jesus era moldado por 3 influências: Poder militar romano, cultura grega, religião dos Judeus.
Período Intertestamentário – estimado em 400 anos  entre o livro de Malaquias e Mateus,  quando termina com reconstrução do templo (AT) e começa com Jerusalém sob domínio dos romanos (NT).
Babilônicos levaram cativos os judeus – os Persas conquistaram os Babilônicos e permitiram a volta dos Judeus a Jerusalém (diáspora) – Alexandre o Grande conquista os Persas e implantou a cultura grega em todo mundo antigo – depois da morte de Alexandre, o General Ptolomeu (lágidas) dominou a Palestina – que depois foram dominados pelos Selêucidas (Antíoco lV), que tentaram impor na marra a cultura grega e contaminou o templo de Jerusalém – gerando a revolta dos Macabeus que recuperaram o controle de Jerusalém e purificaram o templo novamente (guerra da independência 142 – 63 aC) – o General romano Pompeu conquistou Jerusalém – os governadores hasmoneanos (descendentes de Macabeu) continuaram lutando até entre si – e em 37 a.C o ultimo governo Macabeu (hasmoneano) foi morto por Herodes o Grande,  que foi nomeado governador dos Judeus até os dias de Jesus.  
Ptolomeu tinha medo de dar autonomia as regiões
O auge do poder foi com Ptolomeu ll no governo em que foi traduzido a bíblia  para o grego (septuaginta) e depois escreveram o livro de sabedoria.
Helenismo -  dominação da cultura grega
Em Alexandria os judeus começaram o processo de inculturação, mas preservaram  a observância da lei e o culto na sinagoga.
O helenismo dividiu o os judeus da Palestina em dois grupos: a classe dirigente e os setores mais pobres fiéis a lei de Mosiés.

O poder de Roma – A cultura grega – A religião judaica
A religião judaica
·         Surgimento da sinagoga
– Dez ou mais homens reunidos p/ estudar durante o cativeiro
·         Conversão de não judeus a judaísmo
- Judeus espalhado no Egito, Grécia, Macedônia, Roma
- Novos adeptos: prosélitos (obedeciam a lei e circuncisão)  e tementes a Deus (só ensino)
·         A produção da septuaginta
- Alexandria no Egito no período intertestamentário
- tradução para o grego

O judaísmo no novo testamento
·         Os grupos religiosos
- Fariseus (lei, anciãos, escritos proféticos, anjos, ressurreição, jejum, dízimo)
- Saduceus ( só a lei mosaica, influenciados: sacerdócio, templo e política)
·         O concílio governante
- Sinédrio (70 juízes, composto: sacerdotes,família rica, poucos fariseus)
·         O templo
- Templo de Herodes 20 a.C (1º templo de Salomão, 2º templo reconstruído pelos exilados )
·         As festas
- Páscoa (mais importante festa como ordenança perpértua)
- Pentecoste (importante festa, outorga da lei de Moisés no intertestamentário)
Outras religiões
·         Romana oficial (adoravam os símbolos do poder romano)
·         Mescla de diversas crenças com prática supersticiosas
Lugares onde Jesus viveu e ministrou
·         A terra da Palestina
Ø   Galileia (Jesus cresceu, Nazaré, Caná, Cafarnaum)
Ø  Fenícia (após ser rejeitado em nazaré, mulher sírio fenícia, Tiro e Sidom)
Ø  Decápolis (Alexandre – 10 cidades, Gadara(Gergesa, Gerasa), Cesareia)
Ø  Samaria (população mista, descendente do Norte, monte Gerezim, poço de Sicar)
Ø  Peréia (quase todos judeus, além do Jordão, ultimo caminho de Jesus)
Ø  Judéia ()Jesus Nasceu, Belém, aldeia de Betânia, Jericó, Jerusalém, Emaús)
Alguns eventos da vida de Jesus
·         Nascimento e preparação para o ministério
- Nascimento, apresentação, crescimento, batismo, tentação
·         Ministério inicial e popularidade
- Na Galiléia, na Judeia, volta a Galiléia, ápice da popularidade
·         Ministério posterior e controvérsias
- ida para o norte, novo ministério na Galiléia, Judéia, peréia e ultima viagem a Jerusalém 
·         Morte, ressurreição e ascensão
- entrada triunfal, julgamento, morte, sepultamento, ressurreição, comissão, ascenção
Os ensinamento de Jesus
·         Base
- Antigo testamento, aplicando sobre si mesmo as profecias e eventos.
·         Método
Ø  Parábolas (fácil lembrança, entendidas por todos, preocupação de Jesus com os ouvintes)
Ø  Declarações curtas (fixar verdades nos ouvintes, sempre com duas ideias )
Ø  Lições objetivas (coisas do dia a dia, usou crianças, falou de ricos, pobres e viúvas)
Ø  Perguntas (fazia os homens pensar e refletir)

Por: Joel S. Barros

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