sexta-feira, 16 de outubro de 2015

TEOLOGIA DO ÊXODO



EU SOU YHWH – Ítem 2 da teologia do êxodo:

Êxodo Deixa claro que o nome de Deus como YHWH, é fundamental para a teologia da era mosaica.

A pesar de alguns acharem que esse nome não era conhecido antes de Moisés, outros acharem que ele era conhecido pelos ancestrais antes de Moisés, outros que essa revelação do nome trazia um significado mais profundo. O que importa mesmo é que Deus tem um nome e por isso é plenamente pessoal.

Para o hebreu o nome da pessoa era muito importante, simbolizava o carater. Conhecer a Deus pelo nome, era conhecê-lo tal como ele é, invocar pelo nome é apelar a sua natureza revelada e conhecida, proclamar o nome é descrever o seu caráter.

Se Deus agora possui um novo nome, significa que houve uma nova revelação superior a aquela associada ao nome El-Shaddai.

O nome YHWH para Antigo Testamento significa tudo que o nome JESUS significa para o Novo Testamento.

É o nome YHWH que resume toda a revelação passada e está no centro de toda nova experiência e redenção.

A simples menção do nome de Jesus faz lembrar a cruz. Para o judeu o nome YHWH faz lembra o Êxodo.

O significado real desse nome só Deus pode explicar, para nós, o significado desse nome está em tudo que ele diz e faz, tem  significado de estar presente, ser dinâmico.

A diferença do Deus de Israel para os deuses das outras nações é que Ele é um Deus presente, ativo em toda a história que se revelou com palavras e ação. Pois além de tirar o povo do Egito ainda os introduziu em Canaã.

Outra variações do significado do  nome seria: Eu sou o que sou, Eu serei o que serei.
Esse nome foi assumindo um significado mais rico a cada dia, até chegar no novo testamento, quando foi conhecido como Deus e Pai de nosso Senhor  Jesus Cristo.

Portanto, deve-se sempre buscar uma compreensão teológica e não somente lingüística do nome de Deus.

Mais um melhor significado para o nome  YHWH pode-se dizer que  é um “Deus zeloso”, tanto em castigar como em cumprir a sua aliança.     

  
O DEUS QUE VIVE ENTRE SEU POVO – Ítem 10 da teologia do êxodo :

A teologia da presença, é um aspecto muito comum e central no livro de Êxodo, principalmente pelo contexto “YHWH viverá entre seu povo”. A promessa básica de Deus a Israel era “ A minha presença vai contigo”.

Na visão de Moisés s o que distinguia Israel de outras nações era a presença de Deus os acompanhando, tanto, que Moisés orando ao senhor afirma que se Ele não os acompanhasse ele não conduziria o povo até Canaã.

A realidade da presença de Deus no meio do seu povo é confirmada em todos os acontecimentos, desde a retirada do povo do Egito, na atravessia  do mar vermelho, nas guerras entre outros.

O objetivo principal da construção do tabernáculo é que a presença de Deus seja experimentada entre o próprio povo de Israel, que teve a glória máxima quando Israel tem uma prova visível da presença de Deus.

Essa presença era confirmada pelo próprio projeto do tabernáculo e pela arca que ficava no lugar santíssimo.

A construção do Templo de Salomão representa a presença de Deus “estático”, ou seja, em um único lugar de adoração.
Enquanto a presença “dinâmica” era representado pela tenda móvel e uma arca portátil enquanto estavam no deserto  e tinham que mudar constantemente de lugar.

Em ambos os casos não significava a garantia de Deus fisicamente nesse lugar por causa da arca, como pensavam Hofni e Finéias e depois achavam também que estava garantida pela construção do templo.

A promessa mais venerada  do antigo testamento que Deus viveria entre o seu povo se tornou realidade com a vinda de Jesus Cristo o “Emanuel” (Deus conosco).

Tosos os símbolos e ilustrações da antiguidade já passaram, porque a realidade já se fez em Cristo, com a sua presença direta e não mais indireta entre os homens 

Por: Joel S. Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário