sexta-feira, 16 de outubro de 2015

RESUMO: O SACRIFÍCIO



Resumo sobre o HOLOCAUSTO.
       Queimado totalmente, não era comido;
       Tinha que ser animal macho sem defeito: touro, cordeiro, bode, pombo, rola;
       Feito a imposição de mão o animal era morto junto à porta;
       O sangue era espargido sobre o altar e não podia ser bebido;
       Após ficar só as cinzas os sacerdotes trocavam de roupa para levar as cinzas para fora do arraial;
       Com o tempo esse sacrifício era feito todos os dias, de manhã e a tarde.

 Finalidade o HOLOCAUSTO
Expiar os pecados do povo contra o Senhor. A queima simbolizava o desejo da nação de livrar-se desses atos pecaminosos contra Deus

 Finalidade da imposição de mão sobre o animal
Era um ato cerimonial mediante o qual o adorador abençoavaou preparava o animal do sacrifício.

Resumo sobre  OFERTAS E MANJARES (Oblação).
     Sacrifício de cereais e produtos vegetais;
      Podiam ser oferecidas junto ou independentes dos holocaustos;
      Quatro tipos de ofertas: bolo de flor de farinha assado, cozido, frito ou torrado
      Torrado era para ofertas das primícias;
      Todas feitas com azeite e sal. Não podia usar mel ou fermento;
     Alem desses ingredientes: uma porção de incenso e porções dos materiais não cozidos;
      O sacerdote oferecia parte e comia o resto, se fosse dele mesmo oferecia tudo;

Finalidade da OFERTA DE MANJARES
Aparentemente a finalidade era a mesma da oferta queimada. Exceto a oferta de grãos que estava vinculado à oferta das primícias.

Qual a finalidade da oferta das primícias (grãos)
Santificar a colheita inteira. Dizendo que toda colheita era santa ao Senhor.

Resumo sobre  OFERTAS PACÍFICAS (oferta de voto).
      Era uma refeição ritual partilhada com Deus, com os sacerdotes e as vezes com outras pessoas;
      Podia ser animal macho ou fêmea (bovino, ouvino ou caprino);
      Procedimento igual a da oferta queimada;
      Sangue recolhido e espargido ao redordo altar;
     A gordura e entranhas eram queimadas e o restante era comido pelos sacerdotes e adoradores;
      Era exigida ou espontânea;
      As exigidas incluíam bolo não levedado e o sacerdote tinha que comer tudo no mesmo dia;
      Nas voluntárias não precisava trazer bolo e podiam ser comidas em dois dias;
     As ofertas de gratidão e voluntárias seguiam o mesmo padrão.

Finalidade da OFERTA PACÍFICA
Expressava o desejo do adorador de dar graças ou louvor a Deus.

Resumo sobre  OFERTAS PELO PECADO.
      Dividido em três tipos de Pecados: do sacerdote, dos príncipes e de qualquer pessoa;
      Sacerdote:novilho.sangue espargido pelo dedo do sacerdote 7 vezes sobre o altar;
      Gorduras queimadas. Os restos eram queimados não comidos fora do arraial ou da cidade;
      Príncipes: Bode. Sangue espargido só uma vez e o resto derramado ao redor do altar;
      Qualquer pessoa: Cabras, cordeiras, rolas ou pombas, podendo ser substituída por grãosem caso de a  pessoa não ter condição;
      No caso de grãos o procedimento era o mesmo das ofertas d manjares.

Finalidade da OFERTAS PELO PECADO
Pagavam ou expiavam a culpas rituais do adorador contra o Senhor. Culpas involuntárias;


Tipo de oferta era oferecido por uma mulher que dava à luz.
Sacrifício por uma falta cerimonial.

Forma de sacrifício para cobrir todos esses pecados de modo coletivo.
A oferta pela nação e pelo sumo sacerdote

Supremo ritual da expiação.
Era o dia da Expiação ( YOM KIPPUR). Onde o sumo sacerdote espargia sangue sobre a própria arca da aliança

Resumo sobre  OFERTAS PELA CULPA.
       Semelhante a oferta pelo pecado;
      A diferença que era feita em dinheiro;
      O sacrifício era igual a quantidade tomada acrescida de um quinto;
      Oferecia ao sacerdote e ao ex-dono da propriedade a mesma quantia

Finalidade da OFERTAS PELA CULPA
Expiar os pecados cometidos por ignorância, relacionados com fraude.

Finalidade geral de todos esses sacrifícios.
Todos eles relacionavam-se diretamente ou com expiação ou com propiciação.  Lembrando-nos igualmente as duas fortes emoções em todo culto: temor e gratidão

Por: Joel S. Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário