sexta-feira, 16 de outubro de 2015

RESUMO: TEOLOGIA SISTEMÁTICA



BIBLIOLOGIA
Antropomorfismo e relação incestuosa, foram escritos de forma alegórica que atribuia característica humanas ou de animais a deuses. A mitologia grega é antropomórfica por exemplo.
Orígenes é tricotomista, acredita no método corpo, alma e espírito, e acha que por conta disso o evangelho pode ser interpretado de forma literal e espiritual. Por interpretar a bíblia de forma literal e por querer evangelizar as mulheres se castrou.
·         Corpo – interpretação literal
·         Alma – interpretação moral
·         Espírito – interpretação espiritual
A bíblia foi escrita em 4 línguas: Latim, Grego, Hebraico e Aramaico
ANJOS:
3 Classes:
·         Tronos, querubins e serafins
·         Domínios e poderes
·         Principados, arcanjos e anjos
Existência:
A escritura não faz nem uma tentativa de provar a existência de anjos, mas assume de capa a capa, mostrando eles em ação.
Natureza:
·         São seres criados
·         Espirituais e incorpóreos
·         São racionais, morais e imortais
·         Há anjos bons e maus
Números e organização dos anjos:
·         Não existe na bíblia nenhuma quantidade definida
·         Estão organizados de algum modo
- Querubins – assumem várias formas de seres vivos. Destinado a revelar o poder, a majestade e a Glória de Deus. Atuaram no Éden, no tabernáculo, no templo e na descida de Deus a terra.
- Serafins – Os nobres entre os anjos, são simbolizados em forma humana mas possuem 6 asas. Servem em torno do trono do Rei celestial cantando louvores.
- Principados, potestades, tronos e domínios – Ocupam lugares de autoridade no mundo angélico.
- Gabriel e Miguel – Tem a função principal de servir de intermediário e intérprete de revelações dividas. Alguns dizem que Miguel representa a segunda pessoa da trindade (Jesus) e Gabriel a terceira ( Espírito Santo). 

Serviços dos anjos:
·         Serviços comuns: de louvores a Deus dia e noite,dão assistência aos herdeiros da salvação entre outras coisas
·         Serviços extraordinários dos anjos: são intermediários das revelações especiais de Deus, comunicam benção e executam juízossobre os inimigos. Agiram na época dos patriarcas, na entrega da lei, no cativeiro, na restauração do cativeiro, no nascimento, na ressurreição e na ascensão do Senhor.

TIPOS DE ERRO DE TRANSMISSÃO:
Obs.: O que se discute no erro de transmissão, é o nível de veracidade das escrituras, e não a infalibilidade técnica dos escribas.
HAPLOGRAFIA- Escrever um vez o que deveria ter sido escrito duas. Ex: assunto – asunto.
DITOGRAFIA – Escrever duas vezes o que deveria ter sido escrito uma. Ex: cinco quinhentos, Ouvi, ouvi.
METÁTESE – Mudança inadvertida da ordem das letras ou da palavras.
FUSÃO – É a combinação de da ultima letra da palavra com a primeira da palavra seguinte, ou na combinação de suas palavra distintas formando uma terceira palavra composta. Ex: Azazel – Zazel
FISSÃO – A divisão indevida de um palavra em duas.
HOMOFONIA – Palavras de sentido diferentes com o mesmo som. Ex: caçar – cassar, estático – extático
LEITURA ERRÔNEADE LETRAS PARECIDAS – Letras muitos semelhantes que são lidas da mesma forma. Erro mais comum desde o inicio do alfabeto. Ex: yd´w (saibam eles) – wd´w (sabeis vós)

O CARÁTER DA BÍBLIA:
O Antigo Testamento foi escrito pela comunidade judaica e preservado por um milênio ou mais antes de Cristo, e Novo Testamento foi escrito pelos discípulos de Cristo ao longo do século I d.C.
INSPIRAÇÃO: É o processo pelo qual Deus transmite sua mensagem autorizada ao homem de muitas manaeiras (por anjos, sonhos, visões, vozes, milagres, profetas), ou seja, é o sopro de Deus.
A BIBLIAé inspirada ou soprada por Deus, os ESCRITORES foram movidos ou impulsionados pelo Espírito.
PROCESSO TOTAL POR QUE ALGUNS HOMENS ENUNCIARAM E ESCREVERAM A BÍBLIA
3 Elementos da inspiração:
·         Causalidade divida –Deus é a fonte primordial da bíblia
·         Mediação profética – Os profetas escreveram com suas personalidade individuais, suas consciências, seus sentimentos, mas Deus foi a causa principal.
·         Autoridade escrita – A própria Sagrada escritura como produto final.
ALGUMAS DISTINÇÕES IMPORTANTES
·         REVELAÇÃO – Exposição da verdade, o conteúdo, o próprio texto bíblico, comunicação divina.
·         INSPIRAÇÃO - É o processo ou o meio pelo qual Deus transmite sua mensagem autorizada ao homem de muitas maneiras (por anjos, sonhos, visões, vozes, milagres, profetas), ou seja, é o sopro de Deus.
·         ILUMINAÇÃO – Resultado que passou pelo processo, o dom de compreender a revelação
A NATUREZA DA INSPIRAÇÃO
As teorias a respeito da inspiração tem variado em torno de 3  movimentos teológicos: ortodoxia, modernismo(liberalismo) e a neo-ortodoxia.
·         ORTODOXOS – A bíblia é a palavra de Deus. Com duas opiniões divergente: ditado verbal palavra por palavra e o conceito de inspiração.
·         MODERNISMO (liberalismo) – A bíblia contém a palavra de Deus. Com duas opiniões divergentes: o conceito de iluminação e o conceito da intuição.
·         NEO-ORTODOXOS – A bíblia torna-se a palavra de Deus quando a pessoa tem um encontro pessoal com Deus. Com duas opiniões divergentes: os demitizadores e os pensadores.
Para a ortodoxia, no conceito de inspiração, Deus concedeu a inspiração conceitual, e os homens de Deus forneceram a expressão verbal característicos de seus estilos próprios.
Para o modernismo, no conceito de intuição, todas as percepções espirituaissão intuição humanas, não existe inspiração sobrenatural e muito menos iluminação.
Para o neo-ortodoxos, demitizadores eles negam todo e qualquer conteúdo importante, factual ou históricos, crêem apenas na preocupação religiosa existencial. Já os pensadores tentam preservar os conteúdos importantes, factuais e históricos das escrituras. Mas negam a bíblia como revelação de Deuse acreditam que Deus se revela nos encontros pessoais.
A própria bíblia ensina a respeito de sua inspiração, declarando ser um livro dotado de autoridade divina, resultante de um processo pelo qual homens movidos pelo Espirito Santo escreveram textos inspirados (soprados) por Deus. Provando isso com 3 conceitos:
·         A inspiração é verbal- a bíblia reivindica para si mesma toda autoridade verbal e escrita.
·         A inspiração é plena – a inspiração é plena a saber, completa e integral abrangendo todas as partes da bíblia.
·         A inspiração atribui autoridade – a inspiração concede autoridade indiscutível ao texto ou documento escrito.
CARACTERISTICAS DA CONONICIDADE
Para o cristianismo a palavra cânon significa regra de fé ou escritos normativos. Na época de Atanásio (350) já existia o conceito de canonicidadeno sentido ativo e no passivo.
·         Ativo –A bíblia é o cânon pelo que tudo mais deve ser julgado.
·         Passivo – O cânon significava a regra ou padrão pelo qual um escrito deveria ser julgado inspirado ou dotado de autoridade.
CRITÉRIOS PARA CANONICIDADE
São 5 critérios básicos:
·         Autoridade – O livro afirma vir da parte de Deus? Cada livro da bíblia traz uma reivindicação de autoridade divina.
·         Autoria profética – Foi escrito por um servo de Deus? A palavra de Deus só foi entregue a seu povo mediante os profetas de Deus.
·         Confiabilidade – Fala a verdade a cerca de Deus, do homem, etc..? Deus não pode mentir, as palavras do Senhor só podem ser verdadeiras e coerentes.
·         Natureza dinâmica – Possui o poder de Deus que transforma vidas? A palavra de Deus é viva e eficaz, o resultadoé que ela pode ser usada para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.
·         Aceitação – É aceito pelo povo de Deus para o qual foi originariamente escrito - é reconhecido como proveniente de Deus?
PROCEDIMENTO PARA A DESCOBERTA DA CANONICIDADE
            Não houve uma comissão ecumênica nomeada com o objetivo de canonizar a bíblia, o processo era muitíssimo natural e dinâmico.

Por: Joel S. Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário