BIBLIOLOGIA
Antropomorfismo e relação
incestuosa, foram escritos de forma alegórica que atribuia característica
humanas ou de animais a deuses. A mitologia grega é antropomórfica por exemplo.
Orígenes é tricotomista,
acredita no método corpo, alma e espírito, e acha que por conta disso o
evangelho pode ser interpretado de forma literal e espiritual. Por interpretar
a bíblia de forma literal e por querer evangelizar as mulheres se castrou.
·
Corpo – interpretação literal
·
Alma – interpretação moral
·
Espírito – interpretação espiritual
A bíblia foi escrita em 4
línguas: Latim, Grego, Hebraico e Aramaico
ANJOS:
3 Classes:
·
Tronos, querubins e serafins
·
Domínios e poderes
·
Principados, arcanjos e anjos
Existência:
A escritura não faz nem uma
tentativa de provar a existência de anjos, mas assume de capa a capa, mostrando
eles em ação.
Natureza:
·
São seres criados
·
Espirituais e incorpóreos
·
São racionais, morais e imortais
·
Há anjos bons e maus
Números e organização dos
anjos:
·
Não existe na bíblia nenhuma quantidade
definida
·
Estão organizados de algum modo
-
Querubins – assumem várias formas de seres vivos. Destinado a revelar o poder,
a majestade e a Glória de Deus. Atuaram no Éden, no tabernáculo, no templo e na
descida de Deus a terra.
- Serafins
– Os nobres entre os anjos, são simbolizados em forma humana mas possuem 6
asas. Servem em torno do trono do Rei celestial cantando louvores.
-
Principados, potestades, tronos e domínios – Ocupam lugares de autoridade no
mundo angélico.
-
Gabriel e Miguel – Tem a função principal de servir de intermediário e
intérprete de revelações dividas. Alguns dizem que Miguel representa a segunda
pessoa da trindade (Jesus) e Gabriel a terceira ( Espírito Santo).
Serviços dos anjos:
·
Serviços comuns: de louvores a Deus dia e
noite,dão assistência aos herdeiros da salvação entre outras coisas
·
Serviços extraordinários dos anjos: são
intermediários das revelações especiais de Deus, comunicam benção e executam
juízossobre os inimigos. Agiram na época dos patriarcas, na entrega da lei, no
cativeiro, na restauração do cativeiro, no nascimento, na ressurreição e na
ascensão do Senhor.
TIPOS DE ERRO DE
TRANSMISSÃO:
Obs.: O que se discute no
erro de transmissão, é o nível de veracidade das escrituras, e não a
infalibilidade técnica dos escribas.
HAPLOGRAFIA- Escrever um vez
o que deveria ter sido escrito duas. Ex: assunto – asunto.
DITOGRAFIA – Escrever duas
vezes o que deveria ter sido escrito uma. Ex: cinco quinhentos, Ouvi, ouvi.
METÁTESE – Mudança
inadvertida da ordem das letras ou da palavras.
FUSÃO – É a combinação de da
ultima letra da palavra com a primeira da palavra seguinte, ou na combinação de
suas palavra distintas formando uma terceira palavra composta. Ex: Azazel –
Zazel
FISSÃO – A divisão indevida
de um palavra em duas.
HOMOFONIA – Palavras de
sentido diferentes com o mesmo som. Ex: caçar – cassar, estático – extático
LEITURA ERRÔNEADE LETRAS
PARECIDAS – Letras muitos semelhantes que são lidas da mesma forma. Erro mais
comum desde o inicio do alfabeto. Ex: yd´w (saibam eles) – wd´w (sabeis vós)
O CARÁTER DA BÍBLIA:
O Antigo Testamento foi
escrito pela comunidade judaica e preservado por um milênio ou mais antes de
Cristo, e Novo Testamento foi escrito pelos discípulos de Cristo ao longo do
século I d.C.
INSPIRAÇÃO: É o processo
pelo qual Deus transmite sua mensagem autorizada ao homem de muitas manaeiras (por
anjos, sonhos, visões, vozes, milagres, profetas), ou seja, é o sopro de Deus.
A BIBLIAé inspirada ou
soprada por Deus, os ESCRITORES foram movidos ou impulsionados pelo Espírito.
PROCESSO TOTAL POR QUE
ALGUNS HOMENS ENUNCIARAM E ESCREVERAM A BÍBLIA
3 Elementos da inspiração:
·
Causalidade divida –Deus é a fonte primordial
da bíblia
·
Mediação profética – Os profetas escreveram
com suas personalidade individuais, suas consciências, seus sentimentos, mas
Deus foi a causa principal.
·
Autoridade escrita – A própria Sagrada
escritura como produto final.
ALGUMAS DISTINÇÕES
IMPORTANTES
·
REVELAÇÃO – Exposição da verdade, o conteúdo,
o próprio texto bíblico, comunicação divina.
·
INSPIRAÇÃO - É o processo ou o meio pelo qual
Deus transmite sua mensagem autorizada ao homem de muitas maneiras (por anjos,
sonhos, visões, vozes, milagres, profetas), ou seja, é o sopro de Deus.
·
ILUMINAÇÃO – Resultado que passou pelo
processo, o dom de compreender a revelação
A NATUREZA DA INSPIRAÇÃO
As teorias a respeito da
inspiração tem variado em torno de 3
movimentos teológicos: ortodoxia, modernismo(liberalismo) e a
neo-ortodoxia.
·
ORTODOXOS – A bíblia é a palavra de Deus. Com
duas opiniões divergente: ditado verbal palavra por palavra e o conceito de
inspiração.
·
MODERNISMO (liberalismo) – A bíblia contém a
palavra de Deus. Com duas opiniões divergentes: o conceito de iluminação e o
conceito da intuição.
·
NEO-ORTODOXOS – A bíblia torna-se a palavra
de Deus quando a pessoa tem um encontro pessoal com Deus. Com duas opiniões
divergentes: os demitizadores e os pensadores.
Para a ortodoxia, no
conceito de inspiração, Deus concedeu a inspiração conceitual, e os homens de
Deus forneceram a expressão verbal característicos de seus estilos próprios.
Para o modernismo, no
conceito de intuição, todas as percepções espirituaissão intuição humanas, não
existe inspiração sobrenatural e muito menos iluminação.
Para o neo-ortodoxos,
demitizadores eles negam todo e qualquer conteúdo importante, factual ou
históricos, crêem apenas na preocupação religiosa existencial. Já os pensadores
tentam preservar os conteúdos importantes, factuais e históricos das
escrituras. Mas negam a bíblia como revelação de Deuse acreditam que Deus se
revela nos encontros pessoais.
A própria bíblia ensina a
respeito de sua inspiração, declarando ser um livro dotado de autoridade
divina, resultante de um processo pelo qual homens movidos pelo Espirito Santo
escreveram textos inspirados (soprados) por Deus. Provando isso com 3
conceitos:
·
A inspiração é verbal- a bíblia reivindica
para si mesma toda autoridade verbal e escrita.
·
A inspiração é plena – a inspiração é plena a
saber, completa e integral abrangendo todas as partes da bíblia.
·
A inspiração atribui autoridade – a
inspiração concede autoridade indiscutível ao texto ou documento escrito.
CARACTERISTICAS DA
CONONICIDADE
Para o cristianismo a
palavra cânon significa regra de fé ou escritos normativos. Na época de
Atanásio (350) já existia o conceito de canonicidadeno sentido ativo e no
passivo.
·
Ativo –A bíblia é o cânon pelo que tudo mais deve
ser julgado.
·
Passivo – O cânon significava a regra ou
padrão pelo qual um escrito deveria ser julgado inspirado ou dotado de
autoridade.
CRITÉRIOS PARA CANONICIDADE
São 5 critérios básicos:
·
Autoridade – O livro afirma vir da parte de
Deus? Cada livro da bíblia traz uma reivindicação de autoridade divina.
·
Autoria profética – Foi escrito por um servo
de Deus? A palavra de Deus só foi entregue a seu povo mediante os profetas de
Deus.
·
Confiabilidade – Fala a verdade a cerca de
Deus, do homem, etc..? Deus não pode mentir, as palavras do Senhor só podem ser
verdadeiras e coerentes.
·
Natureza dinâmica – Possui o poder de Deus
que transforma vidas? A palavra de Deus é viva e eficaz, o resultadoé que ela
pode ser usada para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em
justiça.
·
Aceitação – É aceito pelo povo de Deus para o
qual foi originariamente escrito - é reconhecido como proveniente de Deus?
PROCEDIMENTO PARA A
DESCOBERTA DA CANONICIDADE
Não houve uma comissão ecumênica
nomeada com o objetivo de canonizar a bíblia, o processo
era muitíssimo natural e dinâmico.
Por: Joel S. Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário