sexta-feira, 16 de outubro de 2015

RESUMO DO PRINCÍPIO DO ANTIGO TESTAMENTO



Existiram duas correntes de pensamento que analisaram o surgimento do MONOTEÍSMO (XIX eXX).
·         O modelo evolucionário de Max Muller;
- diz que diante de um cenário mundial totalmente politeísta a religião de Israel teria passado por um processo gradual ao longo dos séculos até se torna monoteísta, passando pelos seguintes estágios:
Ø  Politeísmo (muitos deuses)
Ø  Henoteísmo (crê em vários mais escolhe um)
Ø  Monolatria (crê na existência de vários, mas desconsidera todos  em favor de um superior)
Ø  Monoteísmo (crê em um único Deus).
·         O modelo revolucionário de Yehezkel Kaufmann;
- A firma que a diferença entre politeísmo e monoteísmo é tão gritante que jamais o monoteísmo poderia ter evoluído do politeísmo. E que os deuses pagãos são  naturais, sujeito ao reino meta-divino, são derivados de fontes já existentes, enquanto que o Verdadeiro Deus, tem origem em si mesmo e que transcende absolutamente o mundo natural.
            O “reino meta divina” é o mundo criado na existência, onde todo o poder, e as coisas que estão mais diretamente relacionadas com o reino, são especialmente mais poderoso, por exemplo, sangue, vida, água, etc.

SUMÉRIA:
Foi considerada a primeira civilização pela maioria dos pesquisadores, localizada na Região sudeste da mesopotâmia, compreendido por cidades estados independentes, cuja a forma básica de religião, era  primar por uma relação entre deuses e reis, ou seja, pelo poder do estado e pelo poder dos deuses. Os maiores avanços deixado por essa civilização foi na escrita, no uso da roda no meio militar e fabril, na agricultura, alvenaria, cerâmicas e têxteis. Onde a partir dessa civilização surgiu o império acadiano, império babilônio, e o império assírio.

            Quanto a Leis, a maior contribuição dos sumérios foi o sistema de lei compilado por Dungi, onde até mesmo o código de hamurab é tido como uma revisão do código de Dungi. Temos como exemplo:
·         A lei de talião – olho por olho;
·         A administração da justiça em caráter semiprivado – apropria vítima trazia o ofensor a justiça, o tribunal não era agente de estado, apenas auxiliavam a execução da pena;
·         Desigualdade perante a lei – as penalidade eram de acordo com a classe das vítimas, poderia ser também de acordo com a classe do ofensor, se fosse patrício era punido mais severamente;
·         Distinção insuficiente entre o homicídio acidental e o intencional – o acusado não era punido com a pena de morte, mas tinha que pagar uma multa a família da vítima
Quanto a religião, eram politeísta e criam em deuses dualista, que tanto podiam fazer o bem com o mal. Não valorizavam a vida após a morte, considerando uma vida pós morte temporária no sheol, não almejavam ressurreição e nem vida eterna, portanto, não dispensavam qualquer cuidado particular aos corpos dos mortos.

O DIA DA EXPIAÇÃO:
            Antes das festas da tendas, no décimo dia de tisri. O sumo sacerdote  trocava as vestes por vestimentas simples e oferecia uma oferta por si , pela sua casa e por toda a não de Israel. Transferia os pecados do povo para um bode emissário que era largado no deserto e depois jogado de um penhasco.

SACRIFÍCIOS:

 HOLOCAUSTO:
queimado totalmente, não era comido;
            Tinha que ser animal macho sem defeito: touro, cordeiro, bode, pombo, rola;
             Feito a imposição de mão o animal era morto junto à porta;
            O sangue era espargido sobre o altar e não podia ser bebido;
            Após ficar só as cinzas os sacerdotes trocavam de roupa para levar as cinzas para fora do arraial;
             Com o tempo esse sacrifício era feito todos os dias, de manhã e a tarde.

A finalidade desse sacrifício era expiar os pecados do povo contra o Senhor. A queima simbolizava o desejo da nação de livrar-se desses atos pecaminosos contra Deus, cujo  a finalidade da imposição de mão sobre o animal era um ato cerimonial mediante o qual o adorador abençoava ou preparava o animal do sacrifício.

OFERTAS PACÍFICAS (oferta de voto).
Era uma refeição ritual partilhada com Deus, com os sacerdotes e as vezes com outras pessoas;
             Podia ser animal macho ou fêmea (bovino, ouvino ou caprino);
             Procedimento igual a da oferta queimada;
             Sangue recolhido e espargido ao redor do altar;
             A gordura e entranhas eram queimadas e o restante era comido pelos sacerdotes e adoradores;
             Era exigida ou espontânea;
             As exigidas incluíam bolo não levedado e o sacerdote tinha que comer tudo no mesmo dia;
             Nas voluntárias não precisava trazer bolo e podiam ser comidas em dois dias;
  As ofertas de gratidão e voluntárias seguiam o mesmo padrão.

A finalidade dessa oferta era expressar o desejo do adorador de dar graças ou louvor a Deus.


A FUNÇÃO DOS SACERDOTES E A FUNÇÃO DOS LEVITAS

O sacerdócio em Israel em geral não era um vocação e sim uma função, inclusive ele era  escolhido pela comunidade para guarda dos santuários  e a realização de ritos.
No entanto, a partir da tribo de Levi, os desentendes dessa tribo  foram separados para exercer as funções sagradas, por uma iniciativa de Deus.  Dentro dessa tribo um ramo recebe a promessa de um sacerdócio perpetuo, e em geral os membros do sacerdócio são chamados os filhos de Levi  ou levitas.
Em ambos os casos o sacerdote fazia o papel principal de mediador entre Deus e os homens.

ALGUMAS QUESTÕES
1)      Diante do contexto sacrificial. Somente os sacerdotes poderiam fazer sacrifícios?
R= Em tempos remotos, antes da instituição dos sacerdotes, muitos patriarcas ofereceram sacrifício, como foi  caso de Gideão, Manoá, Elcana pai de Samuel, além de Saul, Davi e Salomão que não consta que eles tenha sido sacerdotes, mais sacrificaram.

2)      Em que época se deu o reconhecimento oficial  da Oblação dos sacrifícios como uma privilégio do sacerdócio?
R= Na primeira metade do século VIII a.C

3)      Quando foram justificadas as regras especiais de pureza impostas aos sacerdotes pela santidade de suas funções?
R= Antes do exílio, em Jerusalém pelos compiladores do código de santidade.

4)      Qual a expressão encontrada no AT para designar a função do sacerdote diante do altar?
R= Ele chamado de Ministro do Altar.

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